Dados da Antaq mostram crescimento impulsionado pelo agronegócio e políticas públicas; leilões vão ampliar capacidade nos principais terminais do país
A movimentação nos portos brasileiros alcançou um novo patamar histórico. Nos cinco primeiros meses de 2025, foram movimentadas 532 milhões de toneladas de carga, maior volume já registrado no período, segundo dados do Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O número representa aumento de 0,8% em relação ao mesmo período de 2024, que detinha o recorde anterior.
O desempenho foi celebrado pelo ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, como reflexo direto do crescimento econômico e das políticas públicas adotadas pelo Governo Federal. “Temos investido para ampliar a capacidade dos nossos portos e descentralizar a movimentação de cargas, promovendo o desenvolvimento socioeconômico em todas as regiões do país”, afirmou.
Agronegócio impulsiona os números
Segundo o secretário Nacional de Portos, Alex Ávila, o avanço tem forte ligação com o desempenho do setor agropecuário. “Apresentamos safras recordes ano após ano e, neste primeiro semestre, já tivemos uma movimentação excelente. A expectativa é de crescimento ainda maior no segundo semestre, especialmente com os cereais do agronegócio”, destacou.
Só em maio, foram 118,4 milhões de toneladas movimentadas, número que representa recorde histórico para o mês e crescimento de 7% em relação a maio de 2024 — terceiro mês seguido de recorde.
Destaques regionais e carga conteinerizada
Entre os portos públicos, o Porto de Rio Grande (RS) se destacou com um aumento de 47% no volume movimentado, impulsionado pela recuperação após as fortes chuvas que afetaram o estado em 2024.
Também cresceu o transporte de cargas conteinerizadas, com avanço de 7% no acumulado de 2025 em comparação ao mesmo período do ano passado. Em 2024, o segmento já havia registrado crescimento de 20% em relação a 2023.
Novos leilões para ampliar capacidade
O Ministério dos Portos e Aeroportos (MPor) também anunciou medidas para ampliar a infraestrutura portuária. Estão previstos, ainda para 2025:
- Leilão do Tecon Santos 10, terminal de contêineres do Porto de Santos, que deve aumentar em 50% a capacidade do maior porto do país;
- Leilão do canal de acesso ao Porto de Paranaguá, marcado para setembro, com modelo inédito de concessão;
- Projetos semelhantes em andamento para os portos de Itajaí, Santos, Bahia e Rio Grande.
Com essas inovações, o governo busca aumentar a eficiência operacional, atrair embarcações de maior porte e garantir a competitividade do Brasil no cenário logístico internacional.
Fonte: Redação com informações Brasil 61