Uma pesquisa divulgada pelo Datafolha mostra que a sociedade brasileira continua dividida em relação ao futuro do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo dados publicados pelo G1, 48% dos entrevistados acreditam que Bolsonaro deveria ser preso por sua suposta participação na tentativa de golpe após as eleições de 2022, enquanto 46% se posicionam contra a prisão. Outros 6% não opinaram.
Expectativa de julgamento
Apesar da divisão sobre o desejo de punição, a percepção sobre o desfecho jurídico do caso é diferente: 51% dos brasileiros acreditam que Bolsonaro não será condenado e, portanto, evitará a prisão. Já 40% creem que ele acabará sendo preso.
Os números se mantêm estáveis em comparação com a pesquisa anterior, realizada em abril, quando 52% achavam que o ex-presidente escaparia e 41% acreditavam na condenação.
Julgamento no STF
Bolsonaro será julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), acusado de articular um plano para se manter no poder após a derrota nas eleições de 2022 para o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
De acordo com a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), a trama teria contado com a participação de políticos e militares e culminado nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.
O ex-presidente nega todas as acusações.
Metodologia da pesquisa
O levantamento foi realizado nos dias 29 e 30 de julho, com 2.044 entrevistados em todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Redação