Em seu primeiro discurso dominical na janela dos aposentos papais, o papa Leão XIV emocionou fiéis neste domingo (25) ao dedicar orações às vítimas da guerra e fazer um apelo global pela paz. A fala aconteceu diante de uma multidão reunida na Praça de São Pedro, no Vaticano, e marcou um momento simbólico do início de seu pontificado.
“Invocamos coragem e perseverança para todos aqueles que se empenham no diálogo e na busca sincera pela paz”, afirmou o pontífice após a tradicional oração do Regina Caeli.
Primeira aparição papal na janela desde fevereiro
Esta foi a primeira vez que um papa apareceu na janela do Vaticano desde 2 de fevereiro, quando o então papa Francisco fez sua última bênção dominical antes de falecer. Leão XIV foi eleito em 8 de maio, após o conclave que escolheu seu nome como sucessor.
O novo papa também mencionou a encíclica “Laudato si’”, assinada por Francisco há exatos 10 anos, destacando a importância da proteção ambiental como parte do caminho para a paz.
Cerimônias marcam início oficial do pontificado
A agenda deste domingo foi intensa e simbólica. Após o discurso, Leão XIV visitou a Prefeitura de Roma e as basílicas de São João de Latrão e Santa Maria Maior, em cerimônias que marcam o início solene de seu pontificado.
Com uma mensagem centrada na compaixão, no diálogo e no cuidado com a criação, Leão XIV já imprime um tom pastoral e conciliador à sua liderança, ao mesmo tempo em que busca continuidade com os valores promovidos por seu antecessor.
Redação