Jovem italiano é o primeiro santo da geração millennial; um dos milagres reconhecidos ocorreu no Brasil
Em uma cerimônia emocionante realizada neste domingo (7), na Praça de São Pedro, no Vaticano, o papa Leão XIV canonizou Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati, declarando-os oficialmente santos da Igreja Católica.
Milhares de fiéis, especialmente jovens, acompanharam o ato, que foi o primeiro do tipo presidido por Leão XIV desde sua eleição ao pontificado, em maio deste ano. A celebração foi marcada por discursos sobre solidariedade, fé e o papel da juventude na Igreja.
“Todos vocês, todos nós juntos, somos chamados a ser santos”, declarou o papa, dirigindo-se à multidão que lotou a praça e a via principal que liga Roma ao Vaticano.
Carlo Acutis: o ‘padroeiro da internet’

Foto: Reprodução Vatican News
Carlo Acutis, que faleceu aos 15 anos, vítima de leucemia, se tornou conhecido mundialmente por sua dedicação à fé e sua habilidade com tecnologia. Apaixonado por informática, ele aprendeu programação por conta própria e criou sites para divulgar conteúdos religiosos, evangelizando por meio da internet.
Por esse trabalho, Carlo passou a ser chamado de “padroeiro da internet” e se tornou um ícone para jovens católicos em todo o mundo. Com a canonização, ele se torna o primeiro santo da geração millennial, formada por pessoas nascidas entre as décadas de 1980 e 1990.
Milagre reconhecido no Brasil
Para a canonização, a Igreja Católica exige o reconhecimento de dois milagres atribuídos à intercessão do fiel.
No caso de Carlo Acutis, um dos milagres ocorreu no Brasil, quando uma criança de Campo Grande (MS) foi curada após tocar uma peça de roupa usada por ele, que continha resquícios de sangue. O caso foi investigado e reconhecido oficialmente pelo Vaticano como inexplicável pela ciência.
Pier Giorgio Frassati: exemplo de caridade

Foto: Reprodução Vatican News
Na mesma cerimônia, Leão XIV também canonizou Pier Giorgio Frassati, jovem italiano que se destacou por ajudar os necessitados no início do século 20. Frassati faleceu em 1925, aos 24 anos, vítima de poliomielite, mas deixou um legado de fé e solidariedade, sendo considerado um modelo para a juventude católica.
Momento histórico para a Igreja

Foto: Reprodução Vatican News
A canonização conjunta de Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati marca um momento de renovação e aproximação da Igreja com as novas gerações.
“Carlo e Pier Giorgio são exemplos de que a santidade pode ser vivida no dia a dia, seja por meio da tecnologia ou do serviço aos mais pobres”, destacou Leão XIV durante a homilia.
A celebração reforça a mensagem do pontífice de unir tradição e modernidade, valorizando o papel da juventude.

Fonte: Redação com informações e fotos Vatican News