Crime, registrado por câmeras da Seprev, expõe impacto do vandalismo no patrimônio público e no embelezamento da cidade
Três palmeiras recém-plantadas no canteiro central da Avenida Presidente Dutra, em Feira de Santana, foram furtadas poucas horas após o replantio realizado pela Prefeitura. O crime ocorreu na madrugada de quinta-feira (1º) e foi flagrado pelas câmeras de monitoramento da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência (Seprev).
De acordo com a gestão municipal, cinco mudas haviam sido replantadas, mas apenas duas permaneceram no local. As imagens mostram o momento em que um suspeito arranca as palmeiras e utiliza um carro para transportá-las por ruas da cidade.
O secretário municipal de Serviços Públicos, Justiniano França, lamentou o episódio e destacou que o trabalho prevê a colocação de 48 novas palmeiras ao longo da via.
“É algo para o embelezamento e paisagismo da cidade. Feira está monitorada, então o município tem como descobrir quem faz esse tipo de ação. Demos queixa, a Seprev já identificou o veículo, e agora aguardamos a polícia para concluir a investigação”, afirmou.
Patrimônio público em risco
Casos como esse reforçam as dificuldades enfrentadas pelo município na preservação de equipamentos e projetos de urbanização. O furto e o vandalismo não apenas geram prejuízos financeiros, como também comprometem o embelezamento urbano e depreciam a imagem da cidade.
Nos últimos dias, outros atos de depredação foram registrados. Na terça-feira (5), uma estação de ônibus do BRT foi danificada na Avenida João Durval Carneiro. Cerca de 20 dias antes, outra estação também havia sido alvo de vandalismo na Avenida Getúlio Vargas.
Monitoramento como ferramenta de combate
A Seprev ressaltou a importância das câmeras espalhadas em pontos estratégicos de Feira de Santana, que têm auxiliado as investigações e fornecido provas para responsabilizar autores de crimes contra o patrimônio público.
Fonte: Redação com informações G1