Parceria entre município e governo estadual discute municipalização das escolas, transporte escolar e reordenamento da rede pública
Na manhã desta segunda-feira (14), o secretário municipal de Educação e vice-prefeito de Feira de Santana, Pablo Roberto, recebeu representantes da Secretaria da Educação do Estado da Bahia para mais uma etapa de diálogo e cooperação entre as duas esferas de governo. A reunião ocorreu na sede da nova Secretaria de Educação e teve como foco o aprimoramento da rede pública de ensino no município.
Participaram do encontro o assessor especial da secretaria estadual, Manuel Calazans; a superintendente de planejamento e organização da rede estadual, Aline Soares; e o coordenador de patrimônio, Felipe Pizane. A visita foi motivada pelos encaminhamentos de uma reunião anterior entre Pablo Roberto e a secretária estadual de Educação, Rowenna Brito, em Salvador.
Entre os principais pontos debatidos estiveram o plano de municipalização de escolas, o transporte escolar e o reordenamento da oferta educacional, respeitando as competências de cada ente federado: o município assumindo o Ensino Fundamental I e II, e o Estado, o Ensino Médio.
“Estamos discutindo bairro por bairro, escola por escola, quais unidades podem ser municipalizadas e como otimizar os recursos e esforços para garantir uma educação mais eficaz e integrada. Feira de Santana é estratégica para o Estado, por ser o maior município do interior e influenciar diretamente os demais da região do Portal do Sertão”, explicou Manuel Calazans.
A reunião também tratou de convênios para cessão de prédios escolares e de ações pedagógicas conjuntas, como o fortalecimento da alfabetização em regime de colaboração entre município e Estado.
Para Pablo Roberto, o momento reforça a responsabilidade compartilhada com o futuro da educação pública:
“Receber a equipe da Secretaria Estadual é uma oportunidade de fortalecer nossa cooperação e construir soluções conjuntas. A municipalização da rede e o aprimoramento do transporte escolar são pautas fundamentais para garantirmos um ensino mais eficiente e acessível. Esse diálogo direto demonstra o compromisso de ambas as gestões com o futuro da nossa educação.”
A iniciativa integra os esforços do município em aprimorar o sistema educacional, promovendo integração, eficiência e qualidade no ensino ofertado à população.
Fonte: Redação com informações da Secom