Quatro policiais militares foram presos nesta sexta-feira (12), suspeitos de envolvimento na execução de um homem no município de Cruz das Almas, no Recôncavo da Bahia. As prisões ocorreram durante a Operação “Silêncio Quebrado”, deflagrada em cinco cidades, incluindo Salvador e Feira de Santana.
Os PMs são lotados na 27ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) e foram denunciados pela 1ª Promotoria de Justiça de Cruz das Almas. O crime investigado é o homicídio qualificado de Josimar Pereira dos Santos, ocorrido em 25 de fevereiro de 2024, no povoado de Poções.
Policiais Presos:
- Cabo Euvaldo Moraes de Almeida Júnior;
- Cabo Máximo de Souza Santos Neto;
- Cabo Ricardo Silva da Conceição;
- Soldado Tarcísio Pereira Gonçalves Muniz.
A operação, que contou com o apoio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), cumpriu seis mandados de busca e apreensão nos endereços de residência e trabalho dos suspeitos, apreendendo celulares, aparelhos eletrônicos, munições e outros objetos.
Fraude Processual e Ameaças
Segundo o Ministério Público da Bahia (MP-BA), além do homicídio, os policiais responderão também pelos crimes de fraude processual e ameaça. As prisões e buscas foram determinadas pela Vara Crime local.
A Versão da Execução
Os PMs inicialmente registraram a morte de Josimar como decorrente de resistência armada e troca de tiros com a guarnição. Contudo, as investigações do MP-BA, baseadas em provas periciais e testemunhais, refutaram a versão oficial.
- O Crime: Josimar estava em um bar com amigos, após uma partida de futebol, quando os policiais chegaram e começaram a revistar os presentes. A vítima foi levada para os fundos do bar, onde, segundo as investigações, foi executada a tiros.
- Obstrução de Justiça: O MP-BA aponta que os PMs tiraram fotos e colheram dados pessoais de todas as testemunhas presentes, ameaçando-as para impedir a denúncia da execução. Eles também removeram o corpo da vítima e apresentaram na delegacia uma arma e drogas supostamente apreendidas com Josimar, configurando a fraude processual.
Redação










