Das mais de 4.500 viagens realizadas no mês, apenas 17 tiveram problemas mecânicos, segundo concessionária Rosa
A operação do transporte coletivo urbano na zona leste de Feira de Santana atingiu em abril um índice de eficiência que beirou a perfeição. Das 4.597 viagens programadas, apenas 17 apresentaram algum tipo de pane mecânica, o que representa apenas 0,4% do total. Os dados são da empresa Rosa, concessionária responsável pelas rotas na região.
Segundo os mapas estatísticos, alguns itinerários chegaram a cumprir 100% das viagens planejadas, demonstrando estabilidade e compromisso com a população dos distritos e povoados atendidos. Ao todo, os ônibus percorreram mais de 124 mil quilômetros ao longo do mês — uma média superior a 10 mil quilômetros por veículo.
Matinha lidera em volume de viagens
O distrito de Matinha foi o mais atendido pelo sistema: das 708 viagens previstas, 707 foram realizadas, com quase 19 mil quilômetros rodados. Em seguida, aparece a linha Candeia Grossa/Jacu, que contabilizou 535 viagens no período.
A Rosa opera atualmente 12 rotas que ligam a zona leste ao centro urbano e a outras regiões do município. Entre elas estão:
- São José/Carro Quebrado
- Candeal I e II
- KM 13/Alto do Santo
- São José via Sobradinho
- Corredor Gerezin/Tapera
- Matinha via Parque Ipê
- Candeal II/Matinha
- Fazenda Morro/Ovo da Ema
- Tiquaruçu/Boa Vista
O baixo índice de falhas técnicas é visto como reflexo do reforço na manutenção preventiva dos veículos e da reestruturação da malha de transporte nas áreas mais afastadas do perímetro urbano.
A performance reforça a importância de um sistema eficiente para a mobilidade de comunidades rurais, garantindo o direito à locomoção com segurança e regularidade.
Fonte: Redação com informações da Secom