Proposta liderada pelo Brasil visa proteger o aleitamento materno de abusos publicitários online
Em uma decisão histórica, a Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou, nesta segunda-feira (26), durante a 78ª Assembleia Mundial da Saúde, em Genebra, na Suíça, a Regulamentação do Marketing Digital de Substitutos do Leite Materno. A proposta foi liderada pelo governo brasileiro e marca um avanço na proteção ao aleitamento materno no ambiente virtual.
A regulamentação atualiza o Código Internacional do Marketing de Substitutos do Leite Materno, em vigor há 44 anos, para incluir diretrizes específicas de vigilância e controle da publicidade digital desses produtos, que muitas vezes utiliza estratégias abusivas e enganosas para influenciar mães e famílias.
Segundo a Fiocruz, que colaborou com a revisão do texto aprovado, a medida tem como objetivo garantir alimentação segura e adequada para lactentes, promovendo e protegendo o direito das crianças à amamentação.
“A indústria não pode usar o marketing digital para influenciar escolhas alimentares que devem ser livres de manipulação. Essa regulamentação protege mães, bebês e o direito universal à amamentação”, reforçou a Fiocruz em nota oficial.
A aprovação foi resultado de três meses de negociações multilaterais, conduzidas pelo Brasil, e contou com o apoio de 20 países co-patrocinadores, entre eles: Noruega, México, Espanha, Peru, Uruguai, Chile, Bangladesh e Colômbia.
A nova diretriz representa um passo fundamental para conter o avanço da publicidade nociva em plataformas digitais, especialmente em redes sociais, onde muitas campanhas exploram vulnerabilidades emocionais de mães e familiares com pouca informação técnica ou médica.
Fonte: Redação com informações da Agência Brasil