O grupo Olodum será a grande atração da 24ª Lavagem de Madeleine, considerada a maior festa afro-brasileira da Europa, que acontece de 9 a 14 de setembro, em Paris. O evento integra o Ano Cultural Brasil-França 2025, parte do acordo firmado em 2023 pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Emmanuel Macron.
Inspirada na Lavagem do Bonfim, em Salvador, a celebração reúne milhares de brasileiros e franceses em cortejo, que parte da Praça da República e segue até a Igreja de Madeleine, onde ocorre a tradicional lavagem das escadarias. A cerimônia foi idealizada pelo multiartista Roberto Chaves (Robertinho) em 2002 e já contou com participações de nomes como Caetano Veloso, Margareth Menezes e Daniela Mercury.
O ponto alto da programação será em 14 de setembro, a partir das 10h, com o cortejo conduzido pelo babalorixá Pai Pote, do terreiro Ilê Axé Ojú Onirê, de Santo Amaro da Purificação. Após o ritual, a festa segue com shows, DJs e apresentações de dança. A expectativa é superar os 60 mil participantes da edição passada.
Reconhecida oficialmente pela Prefeitura de Paris e integrada à Rota dos Escravizados da Unesco, a Lavagem de Madeleine é hoje um símbolo de resistência, memória e intercâmbio cultural entre Brasil e França.
Olodum: símbolo da cultura baiana
Criado em 1979, no Pelourinho (Salvador), o Olodum nasceu como opção de lazer comunitário no carnaval e se transformou em um dos maiores representantes da cultura afro-brasileira no mundo. Hoje, além de bloco de carnaval e banda, atua como escola, centro cultural e grupo de teatro, promovendo projetos de arte, educação, cidadania e direitos humanos.
Redação com informações da Agência Brasil