CMPC amplia consultas e exames; cidade reforça combate ao preconceito e a importância do diagnóstico precoce
Durante o mês dedicado à saúde do homem, a Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Fundação Hospitalar, ampliou as ações da campanha Novembro Azul, reforçando a necessidade de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata — o segundo tipo de câncer mais comum entre homens no Brasil.
O Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC) Romilda Maltês intensificou atendimentos, ampliou consultas, exames e acolhimentos especializados. Somente em 2025, já foram confirmados 12 novos casos da doença. Entre 2018 e 2024, o CMPC identificou 717 diagnósticos de câncer de próstata. Dados nacionais de 2024 apontam que 48 homens morrem por dia no Brasil devido à doença.
Ações ampliadas e combate ao preconceito
A campanha reforça a importância de hábitos saudáveis, do acompanhamento médico regular e dos exames de rastreio, como PSA e toque retal — ainda cercados de preconceito. O município vem trabalhando com foco na conscientização e no enfrentamento dessas barreiras.
Atendimentos intensificados
O CMPC segue realizando atendimentos diários por demanda espontânea e por encaminhamentos da rede municipal de saúde. Agendamentos podem ser feitos de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, na Rua Barão do Rio Branco, 621 – Centro. Telefone: (75) 3602-7339.
Produção da Campanha Novembro Azul 2025
Procedimentos realizados até agora:
- 154 consultas com urologista
- 180 ultrassonografias (USG) de próstata
- 250 USG abdominal total
- 110 eletrocardiogramas (ECG)
Procedimentos já agendados:
- 180 consultas com urologista
- 1.037 exames de PSA
- 620 USG de próstata
- 250 USG abdominal total
- 110 eletrocardiogramas
Além dos exames, o CMPC oferece encaminhamentos para atendimento psicológico e unidades de referência oncológica, garantindo cuidado integral aos pacientes.
Prevenção aumenta a chance de cura
A diretora-presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, ressalta que o município ampliou a oferta de exames e consultas para fortalecer o cuidado com a saúde masculina.
“Essas ações são fundamentais para prevenir doenças. E temos dados que mostram a importância desse trabalho realizado nas nossas unidades”, afirmou.
Gilberte destaca que, quando detectado precocemente, o câncer de próstata oferece até 98% de chance de sobrevida ao paciente.
Casos detectados em anos anteriores
2023
- Próstata: 143 casos
- Mama: 63 casos
- Útero: 39 casos
- Tireoide: 10 casos
2022
- Mama: 74 casos
- Próstata: 114 casos
- Pele: 2 casos
- Útero: 36 casos
- Tireoide: 2 casos
- Esôfago: 1 caso
Fonte: Secom Feira de Santana











