O idoso Damião José dos Santos, de 72 anos, que havia surpreendido ao apresentar sinais vitais após ter a morte atestada por dois médicos, faleceu neste sábado (23), em Itabuna, no sul da Bahia. A informação foi confirmada por um familiar.
Internado no Hospital de Base de Itabuna para tratar uma pneumonia, Damião estava desde o dia 13 de agosto em estado grave, dependente de ventilação mecânica. Na ocasião, ele sofreu uma parada cardiorrespiratória (PCR), ficou mais de uma hora sem sinais vitais e teve o óbito declarado após 15 minutos de tentativas de reanimação.
A família chegou a ser comunicada e até acionou a funerária. No entanto, cerca de uma hora após a confirmação da morte, médicos perceberam discretos movimentos respiratórios — episódio considerado raro.
Segundo o médico Cristiano Conrado, auditor do hospital, a situação pode ter ocorrido devido a um excesso de medicação ainda no organismo, associado à hiperventilação com oxigênio, o que teria permitido acúmulo de oxigênio no sangue.
O hospital afirmou que há registros semelhantes na literatura médica e descartou falhas da equipe. A causa exata do falecimento neste sábado não foi detalhada pela família.
Redação com informações do g1