O jornalismo da Bahia se despede nesta sexta-feira (19) de um de seus maiores ícones. Morreu em Salvador, aos 85 anos, o jornalista e professor Carlos Elysio de Souza Libório. Ele estava internado há uma semana na Clínica Florence.
O “Pai” do Ba-Vi Natural de Ilhéus, Libório deixou uma marca eterna na cultura do estado ao criar a sigla “Ba-Vi” para designar o maior clássico do futebol baiano. A ideia surgiu na redação do extinto Jornal da Bahia, quando ele precisava de um título curto para a manchete. Inspirado no Fla-Flu carioca e no Gre-Nal gaúcho, ele propôs a junção.
“Alguns cronistas achavam que devia ser ‘Vi-Ba’, porque o Vitória é mais antigo, mas ‘Ba-Vi’ é mais sonoro, mais curto, mais direto”, explicou em entrevista à ABI em 2022.
Liderança na TV e Sala de Aula Conhecido como “Professor Libório”, ele foi o primeiro diretor de Jornalismo da TV Bahia, cargo que ocupou por 23 anos, ajudando a consolidar a liderança da emissora no estado. Também foi secretário de Comunicação do Estado (1981-1983) e professor da Faculdade de Comunicação da UFBA, formando gerações de novos repórteres.
Despedida Carlos Libório deixa a esposa, Nely (Dona Lili), e os filhos Leonardo e Mariana.
- Velório: Sábado (20), às 17h30.
- Sepultamento: Domingo (21), às 10h30.
- Local: Cemitério Jardim da Saudade, em Brotas.
Redação











