Dezenove estados devem receber nos próximos dias mais de 2,6 milhões de doses da CoronaVac para a vacinação infantil. Com a nova remessa, o ministério já distribuiu mais de 7,5 milhões de imunizantes pediátricos em todo o Brasil.
São Paulo deve receber 22% do total de imunizantes. Minas Gerais, Ceará e Bahia seguem o estado paulista com as maiores quantidades. O Distrito Federal e os estados de Mato Grosso, Maranhão, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Tocantins e Espírito Santo não receberão doses desta remessa.
Confira abaixo a relação de entrega das vacinas
| Estado | Número de doses |
| Mato Grosso do Sul | 52.760 |
| Distrito Federal | 0 |
| Goiás | 26.600 |
| Mato Grosso | 0 |
| Alagoas | 33.920 |
| Bahia | 207.280 |
| Ceará | 241.680 |
| Maranhão | 0 |
| Paraíba | 91.280 |
| Pernambuco | 157.640 |
| Piauí | 49.800 |
| Rio Grande do Norte | 0 |
| Sergipe | 60.560 |
| Acre | 27.760 |
| Amazonas | 83.280 |
| Amapá | 6.120 |
| Pará | 86.120 |
| Roraima | 0 |
| Rondônia | 0 |
| Tocantins | 0 |
| Espírito Santo | 0 |
| Minas Gerais | 282.480 |
| Rio de Janeiro | 201.880 |
| São Paulo | 592.560 |
| Paraná | 159.880 |
| Rio Grande do Sul | 100.960 |
| Santa Catarina | 160.160 |
| TOTAL | 2.622.720 |
O estado do Ceará deve receber cerca de 241 mil doses. Moradora de Fortaleza, a autônoma Damina Alves é mãe da Maria Letícia. Com 9 anos, a menina recebeu o imunizante no final de janeiro. A responsável afirma que o sentimento é de alívio. “As crianças são o nosso futuro e não podem ficar desprotegidas e fora do processo.”
A moradora de São Paulo, Izabella Soares, é mãe de duas crianças, de 8 e 5 anos. Ela ressalta que a vacina é uma garantia de uma maior segurança. ” É a única arma que temos para diminuir o contágio e acelerar a retomada de uma rotina normal”, afirma.
O ministro da saúde, Marcelo Queiroga, ressaltou que o Brasil tem uma das maiores políticas de vacinação contra a Covid-19 do mundo.”Essa vacina poderá ser aplicada nos filhos dos pais que assim desejarem nas nossas salas de vacinação atendendo aos critérios estabelecidos pela Anvisa.”
O médico infectologista Hemerson Luz explica que a imunização infantil é importante para diminuir ao máximo a circulação do vírus. ” Temos que levar em conta que o vírus vai achar brechas para continuar se disseminando, justamente nas pessoas não vacinadas, por isso as crianças devem ser vacinadas”, ressalta. O médico também lembra que todos os imunizantes aplicados no Brasil tiveram a eficácia e segurança comprovada.
Responsáveis presentes
A vacinação de crianças entre 5 e 11 anos começou no dia 14 de janeiro de 2022. A CoronaVac é aplicada em crianças a partir dos 6 anos de idade, enquanto o imunizante da Pfizer pode ser aplicado em dos 5 anos.
Para que a imunização seja feita, os pais ou responsáveis devem estar presentes. Não é necessário a assinatura de nenhum termo por escrito, basta a apresentação de um documento com foto e o CPF. Em caso de alguma imunodeficiência, é necessário a comprovação por meio de algum laudo. A indicação é que essas crianças recebam a vacina Pfizer.
Hemerson Luz destaca que entre as diferenças da dose pediátrica e a dose adulta do imunizante da Pfizer estão a concentração e o frasco. Já na CoronaVac, a vacina aplicada em crianças é a mesma.
O Ministério também informou que trabalha para que a distribuição seja rápida e que vai seguir todos os protocolos de segurança para garantir a qualidade dos imunizantes.
Fonte: Brasil 61








