Micareta de Feira tem apoio do governo do estado com diversos serviços e atrações para a festa

O Governo do Estado apresentou, nesta segunda-feira (17), a relação das atrações e ações que vão compor a edição de 2023 da Micareta de Feira, que acontece de 20 a 23 de abril. O governador Jerônimo Rodrigues esteve no Centro de Cultura Amélio Amorim, em Feira de Santana, após retorno de viagem à China, para lançar oficialmente os trabalhos que serão realizados pelo Estado durante a festa, que deve reunir cerca de um milhão de foliões ao longo dos quatro dias. Os artistas Ivete Sangalo, Psirico e Thiago Aquino estão entre as principais atrações do carnaval fora de época feirense, que volta a ser celebrado após três anos de interrupção motivada pela pandemia pela Covid-19. 

Durante a cerimônia de apresentação das ações, Jerônimo Rodrigues deu destaque as ações das pastas envolvidas, como Saúde, Segurança Pública, Cultura e Turismo. “Nós sentamos para pactuar diversas vezes com os diversos segmentos. Na Segurança Pública, o secretário Werner me apresentou, com sua equipe, uma proposta inteligente, que inclusive já está fazendo operações antes da festa. Além disso, também foi feita uma parceria com a prefeitura, para aproveitar a estratégia da Guarda Municipal e assim fazermos uma micareta de paz. Da mesma forma, viabilizamos as atividades culturais, os blocos, as grandes atrações que teremos aqui. A saúde também é uma frente importante que vai contar com um efetivo maior neste ano”, detalhou. 

A Micareta de Feira é um evento tradicional do calendário de festas populares da Bahia e acontece desde 1937, quando os festejos de Carnaval daquele ano foram interrompidos devido a fortes chuvas. O evento de 2023 está sob a coordenação do vice-governador Geraldo Júnior. 

Só na Segurança Pública, serão seis mil policiais militares trabalhando na festa — uma média de 1.500 por dia —, com patrulhamento ostensivo, 34 postos elevados de observação e uso de câmeras de reconhecimento facial e de videomonitoramento nos oito portões de acessos à folia. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) também vai disponibilizar 393 policiais civis, 886 bombeiros, 55 servidores do Departamento de Polícia Técnica (DPT), entre outros profissionais, para atuarem nos quatro dias de micareta. 

De acordo com o titular da SSP, Marcelo Werner, a segurança dos foliões está garantida em uma estratégia robusta. “Serão oito portais de abordagem, onde nós estaremos com detector de metais e com câmeras de reconhecimento facial. Serão 50 câmeras ao longo de todo o nosso circuito, 20 delas com reconhecimento facial. Uma tecnologia que já vem sendo bastante utilizada na segurança pública do Estado, que foi sucesso no Carnaval de Salvador e será um sucesso na micareta de Feira”.   

No Hospital Geral Clériston Andrade, principal unidade da cidade, médicos, enfermeiros, equipes multidisciplinares e técnicos da saúde estarão com reforço nos plantões. No circuito da festa, também terá um posto de testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) já realiza um trabalho preventivo no circuito desde esta segunda-feira (17), com a pulverização de inseticida para combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Ação será repetida 24, 25 e 26 de abril. A Fundação Hemoba de Feira de Santana também funciona desde o último dia 10 em frente à TV Subaé, na Av. Presidente Dutra. Na quarta-feira (19), o local funcionará em horário especial, das 8h às 13h.

“Nossa ação em Feira de Santana já começou desde a campanha de doação de sangue na Hemoba desde o dia 10 até o dia 19 (de abril), também a nossa ação de combate à dengue, a ação de pulverização acontecendo no circuito pré e pós micareta para a gente garantir a saúde de todos. Mas não para aí, também tem a ação no Hospital Clériston Andrade, nossa equipe toda reforçada de plantão para que a gente garanta a assistência em todo o período da festa. Vamos ter uma grande folia com ações asseguradas pelo Governo do Estado”, elencou a secretária da Saúde, Roberta Santana. 

Promoção da cultura local e da igualdade racial

Por meio da Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (Secult-BA), o Estado apoia esse ano o total de 23 agremiações de matriz africana. Sendo 15 atrações locais de  blocos afro, de samba, reggae e afoxé. O suporte se estende a apresentação de outros sete artistas com reconhecimento estadual, como é o caso de Negra Jhô e Corte Africana, Ayla Menezes, Banda Didá, Afoxé Filhos de Gandhy e Malê de Balê. Já na grade de artistas com relevância nacional, Ivete Sangalo é o grande nome. A artista se apresenta na quinta-feira (20), no sábado (22), será a vez da banda Psirico. Para completar, haverá um arrastão com Thiago Aquino no dia 24.

Segundo o titular da Cultura, os eventos populares além de garantir entretenimento, também valorizam todo o fazer cultural local. “A Secretaria de Cultura está aqui com a responsabilidade de estar apoiando 23 agremiações artísticas e culturais locais, que vão ter espaço na Micareta graças a esse apoio. E essa valorização da nossa cultura raiz, dos blocos e afoxés, de todas as tradições, reforçam o caráter popular e democrático da Micareta de Feira de Santana”. 

Na micareta também estará instalada, por meio da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), a unidade móvel do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela. No local serão realizados atendimento preventivo, acolhimento e acompanhamento de casos de violação de direitos nas esferas racial e religiosa. O atendimento acontece das 11h às 19h, com uma equipe multidisciplinar, composta por técnicos das áreas de Serviço Social, Psicologia e Direito. As denúncias também poderão ser registradas no Plantão Integrado dos Direitos Humanos, e por meio dos telefones (71) 3117-7448 e 0800 284 0011. 

Micareta sem violência

No âmbito do combate à violências de gênero e sexuais, a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) vai atuar na sensibilização, atendimento e orientação sobre a Lei Maria da Penha e Assédio e Importunação. No circuito ‘Maneca Ferreira’, a pasta vai estar com a campanha ‘Oxe, me respeite!’, distribuindo ventarolas e cartilhas Maria Penha. 

Denúncias relacionadas a crimes e injúrias contra mulheres, pessoas LGBTQIAPN+, pessoas negras, com deficiência, crianças, adolescentes e idosos também podem ser registradas no Plantão Integrado da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH). A ação, que gerou resultados positivos no Carnaval de Salvador desse ano, estará pela primeira vez na Micareta de Feira, com a instalação de um posto fixo no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, localizado no centro do município, dentro do circuito da festa. O serviço funcionará das 9h às 02h da madrugada.

“Vamos, pela primeira vez, instalar aqui em Feira de Santana um plantão integrado de direitos humanos, é uma já funciona com muito sucesso no Carnaval de Salvador, que trazemos com o objetivo de ser um ponto de apoio de acolhimento para as pessoas que sejam vítimas de violação, mas também ser uma referência para profissionais da Segurança Pública da Saúde sobre como atender pessoas de comunidades vulnerabilizadas”, disse titular da SJDH, Felipe Freitas. 

Veja a seguir as ações desempenhadas pelo Governo do Estado na Micareta de Feira 2023:

Segurança Pública

Cerca de 5,3 mil policiais militares vão atuar durante a Micareta de Feira. Além disso, a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP) vai disponibilizar 393 policiais civis, 886 bombeiros, 55 servidores do Departamento de Polícia Técnica (DPT), entre outros profissionais, para atuarem na festa.

A SSP ainda terá uma ampla estrutura formada por 11 portais de abordagem, com foco na apreensão de armas e reconhecimento facial; 57 pontos elevados de observação; nove postos policiais; um Hospital de Campanha, um posto de Comando de Bombeiros e três unidades instaladas em salas do Centro de Educação Profissional em Saúde: Delegacia do Adolescente Infrator, Delegacia Especial de Área e Departamento de Polícia Técnica. O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) funcionará com duas unidades móveis, estacionadas na Avenida Juracy Magalhães Jr.

Saúde

A Sesab vai promover o reforço nos plantões médicos, de enfermagem e administrativo do Hospital Clériston Andrade, além de ampliar a frota de ambulâncias e elevar os estoques de medicamentos e insumos. Um posto de testagem vai funcionar na área da antiga Norauto, para realizar exames de detecção de doenças como HIV, sífilis e hepatites B e C. A unidade tem capacidade para realizar mais de 800 exames por dia. As pessoas que testarem positivo já saem com a data marcada para uma consulta, solicitações de novos exames e orientações sobre o tratamento. Também serão distribuídos preservativos.

A Fundação Hemoba promove a campanha Micareta Solidária, até 19 de abril, para aumentar a captação de doadores de sangue no período que antecede o Carnaval fora de época.

Combate ao preconceito

A unidade móvel do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela estará presente na Micareta de Feira de Santana. O serviço, vinculado à Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), realizará atendimento preventivo, acolhimento e acompanhamento de casos de violação de direitos nas esferas racial e religiosa no maior carnaval fora de época do país. A unidade móvel vai funcionar das 11h às 19h, com uma equipe multidisciplinar, composta por técnicos das áreas de Serviço Social, Psicologia e Direito. As denúncias também poderão ser registradas no Plantão Integrado dos Direitos Humanos, e por meio dos telefones (71) 3117-7448 e 0800 284 0011.

Vistoria de trios

Assim como acontece antes do Carnaval de Salvador, para forma de garantir segurança aos foliões e trabalhadores da festa, os técnicos e peritos do Detran avaliam o dimensionamento e condições dos caminhões, documentação de condutores e dos trios e adaptações permitidas para circulação entre milhares de pessoas. Após a fase de vistoria, durante os dias do evento, acontece a fiscalização de trios antes dos desfiles, como ação preventiva de segurança. 

Em locais próximos ao circuito da festa, serão realizadas blitzes, através da Coordenação de Fiscalização e Operações de Trânsito (CFOT) do Detran, em parceria com o Esquadrão Asa Branca da PM.

Não ao assédio 

Para atuar na sensibilização, atendimento e orientar sobre a Lei Maria da Penha e Assédio e Importunação, a equipe da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) vai colocar no circuito “Maneca Ferreira” a campanha “Oxe, me respeite!”. A ação tem como proposta a entrega de ventarolas e cartilhas Maria Penha, com abordagens dialogadas e interativas, além do material sobre dignidade menstrual e assédio.

A equipe da SPM-BA também estará acolhendo as mulheres que precisarem de orientação sobre os tipos de violência, as diferenças entre assédio e importunação sexual e sobre a rede de acolhimento, educação e enfrentamento à violência do Governo do Estado.

Receptivo

A Secretaria de Turismo do Estado (Setur) realizará um Receptivo Especial de Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), durante o período do evento, estruturado com um layout divulgando as marcas do Governo da Bahia e equipado para oferecer facilidades e serviços, tais como: carregadores de celulares, display com panfletos self-service, bancos para descanso, TV e mockup.

Também será realizada a Pesquisa de Demanda Turística da Micareta de Feira, visando identificar o perfil sóciodemográfico do participante da festa, seus hábitos de viagem, bem como sua avaliação sobre os equipamentos e serviços no evento e no âmbito do município. A pesquisa será importante para mensurar a proporção da demanda de turistas entre os participantes da festa e será realizada no período de 21 a 23 de abril de 2023.

Corra pro Abraço

Ofertas de cuidados, atendimentos e intervenções em redução de danos serão realizadas na Micareta de Feira de Santana, a partir da próxima quinta (20) pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia (Seades), através do Programa Corra pro Abraço. A equipe de atendimento será composta por educadores físico e jurídico, assistente social e psicólogo.   

As atividades, que seguem até o sábado (22), têm caráter multidisciplinar e acontecerão no Circuito Maneca Ferreira, localizado na Avenida Presidente Dutra e ruas do entorno. Os serviços também serão assegurados na sede do Programa Corra pro Abraço, instalada na Rua Felinto Marques de Cerqueira, nº 558, no bairro Capuchinhos, e no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, no Centro da cidade.

Direitos Humanos

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) também estará na Micareta. O Plantão Integrado dos Direitos Humanos vai atuar na festa pela primeira vez, com o objetivo de garantir uma folia de paz, respeito, promoção, proteção e defesa de crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, idosas, consumidores/as, vítimas de tráfico de pessoas e migrantes e a população LGBTQIAPN+, entre outros segmentos vulnerabilizados.

As atividades ficarão concentradas no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, localizado no centro de Feira de Santana, dentro do circuito da festa, com funcionamento das 9h às 02h da madrugada. O projeto do Plantão consiste na instalação de postos de atendimento, com equipes fixas e volantes, para a oferta de serviços – denúncias, dúvidas, acompanhamento de casos – voltados à proteção e garantia de direitos das cidadãs e cidadãos durante o período festivo. 

Repórter: Milena Fahel/GovBahia

Próxima postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *