Secretário Justiniano França elogia esforço das equipes para garantir limpeza e bem-estar dos foliões
A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP) recolheu 51,9 toneladas de resíduos sólidos durante os dias de festa da Micareta 2025, em Feira de Santana. O balanço foi divulgado pelo secretário Justiniano França, que ressaltou o trabalho incansável das equipes de limpeza da Prefeitura, garantindo aos foliões um ambiente limpo, seguro e agradável ao longo de toda a programação.
Para manter as ruas e avenidas do Circuito Maneca Ferreira e da Praça da Kalilândia higienizadas diariamente, a SESP utilizou uma verdadeira força-tarefa: foram aplicados 1.430 litros de detergente, 1.345 litros de desinfetante e 935 litros de inibidor de odores. Além disso, baterias de sanitários químicos foram instaladas em pontos estratégicos para atender o grande público que marcou presença nos dias de folia.
A operação de limpeza não se restringiu apenas aos quatro dias oficiais de festa, realizados entre 1º e 4 de maio. A SESP também atuou na pré-abertura da Micareta, no dia 30 de abril, quando shows de BaianaSystem, Rachel Reis, Dionorina, Russo e Quixabeira da Matinha animaram a Praça Padre Ovídio. O esforço se estendeu ainda ao Arrastão da Micareta, que aconteceu na manhã da segunda-feira, dia 5 de maio.
De acordo com o secretário Justiniano França, o resultado do trabalho pôde ser medido a cada dia de festa. Na pré-abertura, foram recolhidas 1,8 tonelada de lixo. Já no dia 1º de maio, o volume subiu para 11,5 toneladas. No dia 2, as equipes retiraram 8 toneladas das ruas; no dia 3, foram 11,5 toneladas; no dia 4, o maior volume, com 14,5 toneladas. No Arrastão da Micareta, foram coletadas mais 4,6 toneladas de resíduos. O total acumulado chegou a 51,9 toneladas de resíduos sólidos ao fim da programação.
Segundo o secretário, o esforço das equipes de limpeza pública foi essencial para garantir que o circuito permanecesse em boas condições, mesmo com o grande fluxo de pessoas. “O trabalho realizado foi intenso e eficaz, proporcionando um espaço mais higienizado, seguro e acolhedor para quem veio curtir a festa”, destacou Justiniano França.
A Micareta de Feira mais uma vez mostrou a força da cultura popular baiana, e, com o empenho das equipes de limpeza, conseguiu unir alegria e responsabilidade ambiental, deixando um legado de organização e cuidado com o espaço público.
Fonte: Redação com informações da Secom