Secretaria reforça atendimento e alerta foliões para evitar golpes após a festa no circuito Maneca Ferreira
Entre um bloco e outro, muita gente caiu na dança, mas também deixou algo para trás na Micareta 2025: mais de 300 documentos foram encontrados e entregues na Central de Achados e Perdidos da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev). O número, registrado entre quinta-feira (1º) e este domingo (4), já ultrapassa os 218 itens do ano passado, mostrando que, além de alegria, a festa também rende muitos esquecimentos.
Entre os pertences mais comuns estão carteiras de identidade, habilitação, cartões de crédito e, curiosamente, até uma carteira do Conselho Federal de Medicina, perdida no meio da multidão. Apesar da quantidade de documentos, 24 já encontraram o caminho de volta para as mãos dos donos, que podem retirá-los ainda durante o evento, no circuito Maneca Ferreira, ou, depois da folia, na sede da Seprev, na Rua Leolinda Barcelar Lima, nº 224, Centro.
Os documentos ficam guardados por até quatro meses, esperando pelo reencontro com os donos. Mas, para reaver o item, é preciso comparecer pessoalmente e apresentar um documento de identificação oficial. Se o documento perdido não tiver foto, o titular precisa levar outro que comprove a identidade.
A inspetora da Seprev, Cristina Lima, aproveita para alertar os foliões sobre tentativas de golpe. “A Seprev só faz contato se encontrar um número de telefone no documento ou aparelho recuperado. Desconfie de ligações suspeitas”, orienta.
Quem quiser saber se o documento perdido foi encontrado pode consultar a lista no site oficial da Prefeitura, na aba “Achados e Perdidos”. A expectativa é que, com a ampliação do serviço neste ano, mais documentos consigam voltar para casa — e que os foliões só levem boas lembranças da festa.
Fonte: Redação com informações da Secom