O presidente Lula soltou o verbo neste sábado (19) e saiu em defesa dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), especialmente Alexandre de Moraes, que teve seu visto americano revogado pelos Estados Unidos. Segundo Lula, a atitude do governo americano é uma “interferência inaceitável” no sistema de Justiça brasileiro.
Entenda o caso
Na sexta (18), o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio — ligado ao ex-presidente Trump — anunciou a suspensão dos vistos para Moraes, seus aliados no STF e até familiares. Rubio acusou o Brasil de promover uma suposta “caça às bruxas política” contra Jair Bolsonaro e alegou que os ministros estariam envolvidos em atos de censura à liberdade de expressão.
Lula não deixou barato
O presidente brasileiro chamou a medida de “arbitrária e completamente sem fundamento”. Lula também afirmou que “nenhuma intimidação ou ameaça vai abalar o compromisso do STF com a defesa da democracia e da Constituição”.
Clima esquentando
O episódio adiciona mais tensão às relações diplomáticas entre Brasil e EUA, especialmente em um momento delicado da política internacional, com interesses em jogo e eleições se aproximando em ambos os países.