O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (13) que o aumento de 50% nas tarifas de importação imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem caráter político e ideológico.
Declaração durante anúncio de plano de contingência
A fala foi feita durante o anúncio de um pacote de medidas para auxiliar os setores mais afetados pela tarifa norte-americana. Lula destacou que o Brasil sempre buscou manter boas relações internacionais e que não merecia sofrer esse tipo de sanção.
“Todo mundo sabe que nós somos do bem, que a gente não quer brigar com ninguém, mas a gente não merecia isso. […] Nós estamos em um debate que não é econômico, é um debate político, com teor ideológico. A razão pela qual o presidente americano anuncia punir o Brasil é por causa do ex-presidente”, disse Lula.
Crítica direta à motivação de Trump
Lula sugeriu que a decisão de Trump tem relação com o cenário político interno brasileiro e com processos judiciais que envolvem o ex-presidente Jair Bolsonaro.
“Se ele conhecesse a verdadeira história, estaria dando parabéns à Suprema Corte brasileira por estar julgando alguém que tratou de bagunçar a democracia brasileira”, complementou.
Redação