DNIT assume controle das rodovias e instala radares com velocidade máxima de 50 km/h nas antigas praças de pedágio
Com o encerramento do contrato de concessão da ViaBahia, que administrava trechos da BR-324 e BR-116, novas medidas de segurança estão sendo adotadas nas rodovias. A partir desta quinta-feira (15), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que foram instalados radares com limite de 50 km/h nas imediações das antigas praças de pedágio, nos dois sentidos das rodovias.
A concessão foi oficialmente encerrada às 23h59 de quarta-feira (14), e a partir de então, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) passou a ser o responsável pela operação, manutenção e conservação dos trechos, em caráter emergencial. Até que uma nova concessionária seja definida por meio de leilão — previsto para 2025 —, o DNIT assumirá a gestão direta das estradas.
Com o fim da cobrança de pedágio, o tráfego de veículos foi redirecionado para as laterais das praças, onde funcionavam as cabines de cobrança automática. As áreas centrais foram isoladas e estão sendo utilizadas por equipes contratadas para serviços de manutenção.
A PRF está monitorando o processo de transição e orienta os motoristas a redobrarem a atenção nos trechos, especialmente nas áreas próximas às antigas praças de pedágio. Entre as recomendações estão a redução de velocidade, o respeito à sinalização e a evitação de ultrapassagens perigosas.
De acordo com Viviane Esse, secretária nacional de transporte rodoviário, o DNIT já iniciou ações emergenciais para restaurar o pavimento e a sinalização das rodovias, que se encontram em condições precárias.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou que as BRs voltarão a receber investimentos significativos. “Essas rodovias que já causaram muita tristeza ao povo da Bahia voltarão a receber investimentos por meio do DNIT. Um novo projeto será estruturado e leiloado ainda este ano”, afirmou o ministro em março, pelas redes sociais.
Além da atuação emergencial, a Infra S.A. está desenvolvendo estudos para um novo contrato de concessão, com o objetivo de atrair investimentos robustos para modernizar e ampliar a malha viária baiana.
Como parte do acordo de encerramento da concessão, a União pagará à ViaBahia R$ 890 milhões, em três parcelas, como compensação por investimentos não amortizados e bens não depreciados. A primeira parcela já foi paga no dia 28 de abril.
Fonte: Redação com informações G1