Prefeito percorre trilha até a parte alta do morro acompanhado por técnicos e atletas
O prefeito José Ronaldo realizou, na manhã deste sábado (4), uma visita técnica ao Morro de Pé de Serra, localizado no distrito de Maria Quitéria (São José), e subiu até a parte alta do ponto que reúne importância cultural, religiosa, esportiva e turística para Feira de Santana. A ação teve caráter vistoriador e marca o início de estudos para estruturar o local como um espaço de convivência integrado.
A comitiva foi composta pelo superintendente da Superintendência de Operações e Manutenção (SOMA), João Vianey, representantes da Secretaria de Planejamento (Seplan) e por atletas e praticantes de esportes radicais que já utilizam o morro como local de treino e eventos. Durante a caminhada, o prefeito avaliou as condições do acesso e conversou com os participantes sobre intervenções necessárias.
José Ronaldo relembrou obras anteriores que melhoraram o trecho de acesso em gestões passadas e ressaltou a demanda por continuidade nas intervenções. “Colocamos várias máquinas aqui trabalhando no final do nosso terceiro governo e no início do quarto, o que melhorou bastante o acesso ao Morro de Pé de Serra. Mas as pessoas continuam reivindicando manutenção e novas melhorias, especialmente para que idosos também possam chegar ao morro”, afirmou. Para o prefeito, o objetivo é compatibilizar preservação ambiental com maior inclusão e visitação.
Atletas presentes à visita destacaram o potencial esportivo e turístico do local. O aerodesportista Ênio Paulo considerou a presença do prefeito um marco para a valorização da região: “Além da prática esportiva, o local tem vocação religiosa que atrai muitas pessoas. O prefeito pôde enxergar todo o potencial do morro, que pode impulsionar voo livre, mountain bike, corridas de montanha, trekking e caminhadas ecológicas, além do turismo religioso. Isso beneficiará não só Feira de Santana, mas toda a macro região”, disse.
O piloto de paramotor Noide Cerqueira também enfatizou as oportunidades: “O Morro de São José é um presente da natureza, com 650 metros de altitude. Aqui é possível praticar voo livre, paramotor, trilhas ecológicas, cavalgadas e atividades religiosas. Com melhorias no acesso, vamos atrair praticantes, turistas e oferecer mais qualidade de vida à população.”
Com a visita técnica, a Prefeitura anunciou o início de estudos para elaborar um plano de intervenções que contemple melhoria do acesso, segurança nas trilhas, infraestrutura mínima para visitantes e compatibilização das atividades esportivas com a vocação religiosa do local. A proposta apresentada pelos técnicos prevê ainda ações para aumentar a acessibilidade, de modo que idosos e pessoas com mobilidade reduzida também possam frequentar o morro.
A expectativa oficial é utilizar o diagnóstico obtido na visita para definir, em conjunto com associações de esportes e grupos religiosos, projetos que promovam turismo sustentável, geração de atividade econômica local e conservação ambiental, sem comprometer o caráter comunitário do espaço.
Fonte: Redação com informações da Secom