O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), usou as redes sociais neste domingo (24) para desmentir os boatos sobre um suposto surto de HIV/Aids entre adolescentes de 14 a 19 anos no estado. Ele reforçou os dados da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) e classificou as informações que circulam como “falsas”, destacando que servem apenas para gerar medo e desinformação.
Segundo o governador, até o início de agosto de 2025 foram confirmados 93 casos da doença nessa faixa etária. O número é inferior ao registrado no mesmo período de 2024, quando foram contabilizados 184 casos.
A Sesab também negou as informações falsas de que teriam sido detectados cerca de 11 mil casos entre adolescentes. De acordo com o órgão, esse total refere-se à soma de registros de todas as faixas etárias.
Diante da repercussão, Jerônimo pediu que a população não compartilhe informações sem checar a veracidade:
“Seguimos trabalhando com seriedade, transparência e responsabilidade, fortalecendo ações de prevenção, investindo no diagnóstico precoce e garantindo tratamento gratuito para todo o povo baiano. Não espalhem boatos. Compartilhem a verdade!”, escreveu o governador em sua conta no X (antigo Twitter).
Redação