Notificações começam nesta terça (13) e reembolsos já podem ser solicitados a partir de quarta (14)
Aposentados e pensionistas que tiveram valores descontados sem autorização em seus benefícios vão receber uma notificação do INSS a partir desta terça-feira (13). O comunicado será feito exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS e trará detalhes sobre os descontos e os nomes das associações responsáveis.
Se você for um dos notificados, é preciso informar já na quarta-feira (14) se reconhece ou não a cobrança. Caso diga que não autorizou, poderá solicitar o reembolso dos valores cobrados de forma indevida — sem precisar apresentar qualquer documento.
O INSS estima que mais de 9 milhões de beneficiários devem ser alcançados por essa ação. O ressarcimento vale para descontos realizados entre março de 2020 e março de 2025.
É importante destacar que o INSS não entra em contato por telefone, SMS ou redes sociais. Tudo será feito diretamente pelo aplicativo oficial. Para esclarecer dúvidas, os beneficiários podem ligar para a central 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Depois que o beneficiário declarar que não autorizou o desconto, o INSS notificará a associação envolvida, que terá 15 dias úteis para devolver o dinheiro. Caso não faça o pagamento, a entidade será acionada judicialmente.
Fique atento ao aplicativo Meu INSS e garanta seus direitos!
Fonte: Redação com informações da Agência Brasil