A partir da próxima sexta-feira, 23 de maio de 2025, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) exigirá validação biométrica obrigatória para o desbloqueio de novos empréstimos consignados. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira (19) e tem como objetivo reforçar a segurança nas operações financeiras dos beneficiários.
De acordo com o presidente do INSS, Gilberto Waller Junior, a nova regra busca reduzir fraudes, corrigir falhas operacionais e aumentar a confiabilidade do sistema de crédito consignado. A biometria deverá ser feita por meio da plataforma Meu INSS, com validação cruzada em bases do governo federal.
“Decido que, a partir do dia 23 de maio de 2025, todos os desbloqueios para averbação de novos empréstimos consignados somente poderão ser realizados com a biometria, na plataforma Meu INSS, validada em bases do governo federal”, afirmou Waller Junior em nota oficial.
A decisão complementa uma ação anterior que suspendeu, temporariamente, os descontos automáticos relacionados a empréstimos consignados. Agora, com a nova exigência, a expectativa é que o processo de liberação de crédito seja mais seguro e transparente para aposentados e pensionistas.
O que muda para os segurados do INSS:
- O desbloqueio para contratar novos empréstimos consignados só será possível com validação biométrica.
- O procedimento deverá ser feito digitalmente, via Meu INSS.
- A medida entra em vigor na sexta-feira, 23 de maio de 2025.
Por que o INSS adotou a biometria nos consignados?
A exigência faz parte de um conjunto de ações para proteger os beneficiários contra fraudes, especialmente os mais vulneráveis, como idosos. Empréstimos não autorizados têm sido alvo constante de denúncias, e a biometria vem como uma solução tecnológica para dar mais segurança ao processo.
Redação