Mais de R$ 292 milhões serão estornados após cobrança indevida na folha de abril; beneficiários não precisam fazer solicitação
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber, a partir desta segunda-feira (26), os valores cobrados indevidamente em descontos de mensalidade associativa realizados na folha de pagamentos do mês de abril. Ao todo, serão devolvidos R$ 292 milhões.
Segundo o INSS, o desconto foi mantido mesmo após determinação de suspensão de cobranças do tipo, feita no final de abril. Como a folha de pagamentos já havia sido processada, os valores acabaram sendo descontados entre os dias 24 de abril e 8 de maio.
A devolução acontecerá automaticamente junto ao pagamento regular dos benefícios, entre os dias 26 de maio e 6 de junho. Não é necessário fazer nenhum pedido ou cadastro para receber o reembolso, conforme reforçou o instituto em nota.
Atenção a golpes e informações falsas
O INSS também alerta para tentativas de golpe, especialmente por meio de ligações ou mensagens falsas. Todas as informações sobre aposentadorias e pensões estão disponíveis exclusivamente pelo portal Meu INSS ou pelo telefone 135.
O instituto explica ainda que, caso o aposentado deseje reaver descontos indevidos de meses anteriores, deve registrar a solicitação pelo Meu INSS ou pelo atendimento telefônico. Nesses casos, a entidade associativa será acionada para apresentar a autorização do desconto. Se não comprovar, terá que devolver os valores ao INSS, que então fará o reembolso ao beneficiário.
Novas regras para empréstimo consignado
Desde a última sexta-feira, beneficiários que pretendem autorizar novos descontos de empréstimo consignado diretamente na aposentadoria ou pensão precisam realizar a identificação biométrica na plataforma do Meu INSS. A medida visa reforçar a segurança e coibir fraudes no sistema.
Fonte: Redação com informações da Agência Brasil