Festa literária em Cachoeira vai reunir mais de 60 autores nacionais e internacionais em outubro
Escritores, quadrinistas, cordelistas e ilustradores de todo o Brasil têm até esta segunda-feira (22) para se inscrever na 13ª Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), que acontece de 23 a 26 de outubro, no município do Recôncavo Baiano.
O processo seletivo vai escolher 20 profissionais para participar da programação oficial no Espaço Casa dos/das Autores e Autoras Baianas, no dia 24 de outubro. Os selecionados terão a oportunidade de realizar lançamentos literários, sessões de autógrafos e exposições. Outros cinco projetos ficarão como suplentes. O resultado será divulgado em 5 de outubro, e o edital está disponível no site oficial da Flica.
Seleção e critérios
O processo de escolha envolve quatro etapas: inscrição, seleção, divulgação do resultado e execução (lançamento/autógrafos). Todos os selecionados receberão certificado de participação.
A organização também assegura reserva de vagas: 10% para pessoas com deficiência (PCD), 10% para pessoas negras e 5% para indígenas. “Esperamos a presença de todos, porque precisamos prestigiar os nossos novos autores, que enveredam por esse caminho da literatura e que, quem sabe, em breve estarão nas mesas e palestras principais da Flica”, afirmou a curadora do espaço, Dinalva Melo Nascimento.
Devido às reformas na Estação Ferroviária de Cachoeira, o espaço dedicado aos autores baianos funcionará este ano no Clube da Fraternidade.
Programação e nomes confirmados
A Flica 2025 terá mais de 60 autores nacionais e internacionais. Entre os nomes já confirmados estão Gregório Duvivier, Russo Passapusso e Roseana Murray.
Com entrada gratuita, a programação contará com debates, mesas-redondas, lançamentos de livros, contação de histórias, espetáculos e shows musicais. Os principais espaços são a Tenda Paraguaçu, Fliquinha e Geração Flica, além dos palcos Raízes e Ritmos, que recebem atrações artísticas diversas.
Todas as atividades são de classificação etária livre e contam com acessibilidade, incluindo tradução em Libras e audiodescrição. A curadoria é formada por Wesley Correia, Emília Nuñez, Deco Lipe e Linnoy Nonato.
Realização e patrocínio
A 13ª edição da Flica tem patrocínio do governo da Bahia, por meio do programa FazCultura, da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA) e da Secretaria da Fazenda (Sefaz), além da Caixa e do governo federal.
O evento integra o Projeto Bahia Literária, iniciativa da Fundação Pedro Calmon (FPC), vinculada à SecultBA, e da Secretaria Estadual de Educação (SEC). Conta ainda com apoio da Embasa e da Acelen.
A realização é da Schommer, em parceria com a Prefeitura de Cachoeira e a LDM, livraria oficial do evento.
Fonte: Redação com informações G1