Receita Federal espera receber mais de 46 milhões de declarações neste ano; maioria dos contribuintes tem direito à restituição
Faltando pouco mais de um mês para o fim do prazo, quase 14 milhões de brasileiros já entregaram a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025. O número representa cerca de 29,84% do total esperado pela Receita Federal, que projeta o recebimento de 46,2 milhões de documentos até 30 de maio, um aumento de quase 7% em relação ao ano passado.
A maioria das declarações foi feita por meio do programa de computador da Receita (83,4%), enquanto 10,1% foram preenchidas diretamente no site e 6,5% pelo aplicativo Meu Imposto de Renda. Entre os que já declararam, 74,2% têm valores a restituir, 14,3% terão que pagar imposto e 11,4% não têm saldo a pagar ou a receber.
A declaração pré-preenchida, que facilita o envio ao trazer informações já disponíveis nos sistemas da Receita, foi utilizada por 45,2% dos contribuintes. Desde o início de abril, quando essa funcionalidade foi atualizada com dados mais completos, mais de 8,4 milhões de declarações foram enviadas. A greve dos auditores fiscais atrasou o fornecimento dessas informações, mas a expectativa é de que a adesão continue crescendo.
Devem declarar o Imposto de Renda as pessoas com rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888 ao ano ou receita bruta da atividade rural superior a R$ 169.440. Quem recebeu até dois salários mínimos mensais está isento, a menos que se enquadre em outros critérios de obrigatoriedade.
O prazo final para a entrega é às 23h59 do dia 30 de maio. Quem perder o prazo está sujeito a multa.
Fonte: Redação Portal Rádio Repórter