Obras contemplam 7,2 km de duplicação da BR-324, construção de viadutos, passarelas e ciclovias; anúncio foi feito em evento com Jerônimo Rodrigues e Renan Filho
Feira de Santana vai ganhar um importante reforço em sua infraestrutura viária. Em evento realizado nesta segunda-feira (19), o ministro dos Transportes, Renan Filho, assinou a ordem de serviço que autoriza o início das obras de duplicação do contorno norte e leste da cidade. Ao lado do governador Jerônimo Rodrigues e demais autoridades, o ministro anunciou o investimento de R$ 179,42 milhões na duplicação de 7,2 quilômetros da BR-324.
Além da duplicação, o projeto prevê a construção de marginais em ambos os lados da rodovia, cinco passarelas e três viadutos, o que promete transformar o tráfego na região e trazer mais fluidez à mobilidade urbana. Segundo o governador, a obra tem total sintonia com a realidade de Feira de Santana. “É um projeto que se alinha à cidade, que valoriza os moradores, com paisagismo, drenagem, ciclovias e, principalmente, com impacto direto na autoestima da população”, disse Jerônimo.
Durante o evento, Renan Filho também anunciou a duplicação de trechos da BR-101, conectando as divisas da Bahia com Sergipe e com o Espírito Santo. O ministro destacou o papel estratégico de Feira de Santana para o escoamento da produção e para o tráfego interestadual. “Essa é uma obra que beneficia não só a Bahia, mas todo o Nordeste. Feira de Santana é ponto de ligação para quem vai do litoral para estados como Piauí e Maranhão. O impacto será em cadeia, melhorando a vida de todos que utilizam a BR-101 e a BR-116”, ressaltou.
Para moradores que convivem diariamente com o trânsito intenso, a notícia veio em boa hora. O engenheiro Jucivan Vilasboas, de 42 anos, comemorou. “Essa duplicação já era necessária há anos. Eu passo até quatro vezes por dia por esses trechos e o congestionamento é constante. Vai ser um avanço importante para o desenvolvimento da cidade”, afirmou.
A duplicação chega após mudanças na gestão das rodovias federais. Com o fim do contrato da ViaBahia, encerrado em abril, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) assumiu, desde 15 de maio, a conservação e operação da BR-324 e da BR-116. A medida é temporária e valerá por até 12 meses, período em que será realizada nova licitação para concessão das estradas. Durante esse intervalo, o tráfego nos trechos seguirá sem cobrança de pedágio.
Ainda nesta segunda-feira, Jerônimo Rodrigues e Renan Filho estiveram em Amélia Rodrigues, onde vistoriaram os trechos entre Salvador e Feira de Santana (BR-324) e entre Feira e a divisa com Minas Gerais (BR-116). Eles visitaram o Centro de Controle Operacional do DNIT e conversaram com equipes técnicas responsáveis pelas ações emergenciais de manutenção, instalação de sinalização provisória e suporte ao usuário.
Fonte: Redação com informações da Secom Bahia