O Ministério da Saúde anunciou neste sábado (4) a compra de 2.500 doses de fomepizol, medicamento utilizado no tratamento de intoxicação por metanol, substância presente em bebidas alcoólicas adulteradas que tem causado preocupação em diversos estados brasileiros.
A informação foi divulgada pelo ministro Alexandre Padilha durante coletiva de imprensa em Teresina (PI). Segundo ele, o fomepizol será importado do Japão, com previsão de chegada na próxima semana.
“O ministério já firmou a aquisição. Teremos aqui no Brasil, além do etanol farmacêutico já garantindo tratamento, também o fomepizol”, afirmou Padilha.
Etanol farmacêutico também será reforçado
Além do antídoto japonês, o ministro confirmou a compra de mais 12 mil ampolas de etanol farmacêutico, substância que também é utilizada no tratamento emergencial de intoxicação por metanol, embora seja menos segura e eficaz que o fomepizol.
Resposta à crise sanitária
A medida faz parte da estratégia nacional de enfrentamento à onda de intoxicações, que já levou à interdição de estabelecimentos e à mobilização de laboratórios e órgãos de vigilância sanitária em diversos estados.
O fomepizol é considerado o tratamento de referência, por bloquear a conversão do metanol em substâncias tóxicas que afetam o fígado e o sistema nervoso.
Redação