O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou uma lista com aproximadamente 700 produtos brasileiros que estarão isentos da sobretaxa de 50% recentemente anunciada pelo governo americano. No entanto, importantes itens da economia baiana, como a manga, não foram contemplados com a isenção, o que pode gerar um prejuízo significativo, estimado em até 50 toneladas na produção do Vale do São Francisco.
Por outro lado, outros produtos estratégicos para a Bahia, como o café e a carne, ficaram protegidos pela medida e não deverão ser afetados diretamente pela nova tarifa.
Setores mais atingidos
De acordo com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), setores como o de celulose, pneus, derivados de cacau e a indústria petroquímica também enfrentarão sérias dificuldades em razão da nova sobretaxa norte-americana.
Governo da Bahia busca soluções em Brasília
Diante do impacto econômico previsto, o governador Jerônimo Rodrigues anunciou, em entrevista à TV Bahia, que irá a Brasília na próxima semana para buscar soluções junto ao governo federal. A agenda inclui reuniões com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ministros do Conselho de Desenvolvimento Econômico, e com o Consórcio dos Governadores do Nordeste.
“Pela manhã, na terça-feira, me reunirei com o consórcio dos governadores do Nordeste. Vamos tomar uma posição conjunta e, em seguida, me encontro com o presidente Lula e os ministros. Na quarta-feira, haverá uma reunião com o presidente ou com o vice, Geraldo Alckmin, para definir nossos próximos passos”, afirmou Jerônimo.
Com a mobilização, o governo baiano pretende minimizar os prejuízos para o estado e defender interesses econômicos essenciais junto às autoridades federais.
Redação