Interrupção temporária permitirá avanço das obras de ampliação do sistema de abastecimento, que vai beneficiar mais de 1 milhão de pessoas
O fornecimento de água será interrompido em Feira de Santana e mais cinco municípios da região na próxima quarta-feira (14), a partir das 4h da manhã. A medida é necessária para a execução de uma etapa decisiva da obra de ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água. A intervenção vai afetar também Conceição da Feira, São Gonçalo dos Campos, Tanquinho, Santa Bárbara e Santanópolis.
A Embasa vai interligar novas tubulações a um reservatório e a um novo trecho de rede adutora com 1.400 milímetros de diâmetro. Por se tratar de um serviço de alta complexidade, os trabalhos só devem ser concluídos à meia-noite do mesmo dia. A previsão é que o fornecimento comece a ser retomado gradualmente a partir da madrugada de quinta-feira (15).
Segundo a empresa, a interligação das estruturas é essencial para colocar em operação a terceira etapa da ampliação do sistema. “A obra está em fase final e será entregue no segundo semestre. Vai garantir reforço na produção de água, atender novas áreas em expansão e melhorar o abastecimento em períodos de estiagem prolongada e altas temperaturas”, explicou o gerente regional da Embasa, Raimundo Neto.
Após a conclusão do serviço, a rede de distribuição precisará ser novamente abastecida, o que deve levar até 48 horas para normalizar totalmente o fornecimento nas áreas afetadas. Por isso, a orientação da Embasa é que os moradores armazenem água de forma segura e usem com economia, evitando desperdícios.
As obras de ampliação começaram em 2021 e incluem a expansão da Estação de Tratamento de Água, com acréscimo de 750 litros por segundo à capacidade atual. Também estão sendo construídos um novo reservatório elevado de 600 mil litros, uma Estação de Tratamento de Lodo, melhorias nas estações elevatórias e instalação de um sistema de lavagem dos filtros.
Ao todo, estão sendo investidos mais de R$ 110 milhões no projeto, que vai elevar para 2.250 litros por segundo o volume de água tratada distribuída à população. O novo sistema beneficiará diretamente cerca de 1,1 milhão de pessoas nos seis municípios contemplados.
Fonte: Redação com informações da Ascom