Iniciativa da Seduc integra programa nacional e fortalece o trabalho docente nas escolas da rede municipal
A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) está promovendo, entre os dias 12 e 16 de maio, uma formação voltada para cerca de 400 professores da Educação Infantil da rede municipal de ensino. A ação faz parte do programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), vinculado ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do Ministério da Educação (MEC), e tem como foco o aprimoramento das práticas pedagógicas relacionadas às diversas linguagens.
Os encontros ocorrem na sede da Seduc, em turnos matutino e vespertino, respeitando a carga horária reservada para a formação contínua dos docentes. A formação busca fortalecer o trabalho com oralidade, leitura e escrita de forma significativa e contextualizada, respeitando os eixos fundamentais da Educação Infantil: brincadeira, interação e expressividade.
Segundo a formadora Telma Lacerda, responsável pelas mediações, os encontros promovem discussões que vão além das técnicas de alfabetização, abordando também o conceito de infância e o papel da criança no processo educativo. “Durante os encontros, são abordadas temáticas como a cultura do escrito, práticas de letramento, leitura e escrita na infância, tudo com uma abordagem contextualizada”, explica Telma.
Desde junho de 2023, os encontros do LEEI vêm sendo realizados mensalmente, promovendo trocas de experiências e renovação das estratégias pedagógicas nas unidades escolares. Para a professora Edilene Lima, do Centro Municipal de Educação Infantil Irmã Rosa de Lima Caribe Amorim, localizado no bairro Santo Antônio dos Prazeres, a formação tem impacto direto em sua prática em sala de aula.
“Participar desses encontros é fundamental. A formação nos fortalece enquanto profissionais e amplia o repertório de atividades com nossos alunos. Levo tudo o que aprendo aqui para os pequenos”, afirma Edilene. Ela destacou ainda uma mudança de perspectiva em sua atuação, especialmente nas atividades de contação de histórias. “Antes, eu era a protagonista da narrativa. Agora, aprendi que as crianças também podem criar suas próprias histórias a partir de livros apenas com imagens. Isso tem sido transformador”, contou.
A iniciativa reflete o compromisso da rede municipal com a valorização dos profissionais da educação e o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 5 anos. A expectativa é de que as formações sigam ao longo do ano, fortalecendo cada vez mais o vínculo entre teoria e prática no ambiente escolar.
Fonte: Redação com informações da Secom