Ações oferecem testagens, vacinação e orientação à população, reforçando a importância da prevenção durante todo o ano
A campanha Dezembro Vermelho começou oficialmente em Feira de Santana nesta segunda-feira (1º), com uma grande mobilização no estacionamento da Prefeitura, na avenida Getúlio Vargas. A ação marca o início de um mês dedicado à conscientização, prevenção e combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Com o tema “Abraçar vidas, acolher histórias, vencer o preconceito”, o evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância de Controle Epidemiológico, em parceria com a Associação de Familiares, Amigos e Pessoas Vivendo com HIV/Aids.
Testes, vacinação e acolhimento ao público
No local, a população teve acesso a uma série de serviços gratuitos, como testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C, aferição de pressão arterial, vacinação, distribuição de preservativos masculinos e femininos, além de acolhimento individual com profissionais de saúde.
A presidente da Associação, Josefa Farias, de 60 anos, que vive com HIV há 26 anos, reforçou que a prevenção precisa ser contínua. “O Dezembro Vermelho funciona como um alerta permanente sobre o crescimento das ISTs. Mas essa preocupação precisa ocorrer o ano inteiro, principalmente entre os jovens, que são os mais vulneráveis. O preservativo salva vidas”, destacou.
Cenário das ISTs em Feira de Santana
Segundo dados do Centro de Referência Municipal DST/HIV/Aids, entre janeiro e novembro deste ano, 305 moradores de Feira de Santana, com idades entre 15 e 79 anos, foram diagnosticados com HIV e passaram a ser acompanhados pelo serviço municipal. Do total, 221 são homens e 84 mulheres.
A chefe da Divisão de Controle Epidemiológico, Verena Leal, ressaltou que as ações de prevenção e tratamento ocorrem ao longo de todo o ano. “Mesmo com o mês dedicado ao alerta, o trabalho é contínuo. Vamos seguir ampliando o cuidado, sensibilizando a população e enfrentando o estigma que ainda existe em torno das ISTs.”
O diretor da Rede Própria, Sebastião Oliveira, alertou para a importância dos testes periódicos. “A Aids é uma doença silenciosa. Fazer testagem regularmente é essencial para reduzir riscos e evitar a disseminação. Todos os dispositivos de prevenção estão disponíveis gratuitamente na rede municipal”, afirmou.
Programação segue durante todo o mês
A campanha do Dezembro Vermelho continuará com ações em unidades de saúde da rede municipal, incluindo rodas de conversa, palestras, testagens rápidas e distribuição de preservativos. O Centro de Referência Municipal DST/HIV/Aids também ampliará o atendimento ao público no Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Coelho Leda.
Estão previstas ainda mobilizações em diversos pontos da cidade, em parceria com a Associação de Familiares, Amigos e Pessoas Vivendo com HIV e Aids – Juntos pela Vida. As ações acontecerão nos dias 6, 13 e 20 de dezembro, na Praça da Cidade Nova, Praça do Cruzeiro, Queimadinha e Feiraguay, sempre das 8h30 às 14h30.
A programação inclui, também, um seminário temático e atividades educativas nas unidades de urgência e emergência, como UPAs e policlínicas.
Fonte: Redação com informações da Secom










