Nesta quinta (15) e sexta-feira (16), a Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana (Seduc) realiza uma formação de formadores com foco nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O evento acontece no auditório da Seduc e conta com a parceria da Lyceum Consultoria, da Associação Bem Comum e do programa Educar pra Valer, ligado ao projeto Novos Caminhos da Educação, que tem o suporte técnico da equipe de Sobral (CE) — referência nacional em educação pública de qualidade.
Participam do encontro articuladores pedagógicos e formadores de professores dos municípios baianos de Alagoinhas, Mata de São João, Serra Preta, Remanso, Camaçari, Simões Filho, Teodoro Sampaio e Pojuca.
Formação com foco na prática e troca de experiências
As atividades foram organizadas em oficinas práticas, distribuídas em três salas temáticas:
- 1º ao 3º ano – Ciclo de Alfabetização
- 4º e 5º ano – Língua Portuguesa
- 4º e 5º ano – Matemática
A proposta é trabalhar análise de dados, materiais pedagógicos e estratégias que os formadores levarão para suas redes, promovendo avanços concretos na aprendizagem.
A articuladora do programa em Feira, Keila Braga, destacou a importância do encontro:
“Esses momentos são essenciais para avaliarmos o que funciona, quais os desafios e pensarmos juntos em novas soluções. Nosso compromisso é com o direito de aprender de cada criança”.
Compromisso com a educação pública
Representando o secretário de Educação e vice-prefeito Pablo Roberto, Cristhiane Castro, coordenadora de Comunicação da Seduc, deu as boas-vindas e reforçou o papel do município no fortalecimento da educação pública:
“É um desafio, mas também uma alegria sediar esse encontro e contribuir para a melhoria da educação na Bahia”.
A professora Adriana Bulos, do Departamento de Ensino da Seduc, também desejou sucesso à formação:
“Precisamos de resultados concretos. Formações como essa são fundamentais para que isso aconteça”.
O programa Educar pra Valer trabalha com três eixos principais: avaliação diagnóstica, formação continuada e acompanhamento pedagógico. A meta é garantir que toda criança esteja alfabetizada na idade certa e tenha um percurso escolar sólido e de qualidade.
Redação com informações Secom/Feira