Rede municipal já aplicou quase 100 mil doses em 2024; imunização previne doenças graves e reduz hospitalizações
A rede municipal de Saúde de Feira de Santana segue intensificando a imunização de crianças e adolescentes de 0 a 19 anos. Atualmente, estão disponíveis mais de 23 tipos de vacinas em 103 salas de vacinação espalhadas pelas unidades de saúde do município.
Os imunizantes protegem contra paralisia infantil, hepatite, meningite, febre amarela, dengue, rubéola, sarampo, HPV, difteria, tétano, coqueluche, Covid-19, entre outras doenças. O objetivo é garantir proteção contínua em todas as fases da infância e adolescência.
“Vacinas salvam vidas”, reforça o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, ao destacar a importância da imunização como medida de prevenção e promoção da saúde pública.
“A imunização é uma ação essencial para prevenir formas graves de doenças e reduzir hospitalizações”, acrescenta o secretário.
Balanço da vacinação
De 1º de janeiro a 17 de junho de 2024, foram aplicadas:
- 15.497 doses da VIP (Vacina Inativada Poliomielite)
- 10.210 doses da Pentavalente, que protege contra tétano, coqueluche, hepatite B e infecções por Haemophilus influenzae tipo b
- 2.911 doses contra a varicela
- 5.215 doses da vacina contra o HPV
- 7.161 contra a dengue
- 6.388 da DTP (difteria, tétano e coqueluche)
- 6.281 da Meningocócica C
- 29.895 da Influenza
- 6.688 da Meningocócica ACWY
- Entre outras.
Rodrigo Matos também alertou sobre a importância de manter a caderneta de vacinação atualizada. “Isso garante uma proteção completa em todas as fases da vida”, enfatizou.
Vacinação para todos
Além do público infantojuvenil, a rede municipal também oferece vacinas destinadas a gestantes e idosos, conforme o Calendário Nacional de Imunização.
Para se vacinar, basta comparecer a qualquer unidade de saúde com:
- Documento de identidade
- Cartão do SUS
- Caderneta de vacinação
A Secretaria de Saúde lembra que a imunização é gratuita e continua sendo uma das principais estratégias de saúde pública para proteger a população contra doenças evitáveis.
Fonte: Redação com informações da Secom