Mobilização vai ocorrer em 25 unidades de saúde e no Shopping Avenida; objetivo é atualizar cadernetas e ampliar a proteção da população
A Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana promove neste sábado (18) o Dia “D” da Campanha de Multivacinação, uma grande mobilização para atualizar a caderneta de vacinação de crianças, adolescentes, adultos e idosos.
A ação acontece em 25 unidades da rede municipal, incluindo os postos localizados nas sedes dos distritos, além de um ponto especial no Shopping Avenida, na avenida Noide Cerqueira. As unidades estarão abertas das 7h às 13h, enquanto o ponto no shopping funcionará das 10h às 20h.
De acordo com Vanessa Cajuí, referência técnica em Imunização do município, todas as unidades estão abastecidas com os imunizantes do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
“A vacinação é a melhor forma de prevenir doenças. Queremos que a população aproveite o sábado para colocar a caderneta em dia e garantir a proteção individual e coletiva”, ressaltou Vanessa.
Entre as prioridades desta edição, a campanha busca resgatar adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não receberam a vacina contra o HPV.
“É um público importante que precisa se proteger, e estamos reforçando o chamado para que esses jovens procurem as unidades”, destacou.
Outro foco é o combate ao sarampo. A vacina tríplice viral deve ser aplicada em duas doses para pessoas de 12 meses a 29 anos, com intervalo de 30 dias entre elas, e em dose única para quem tem 30 a 59 anos. Profissionais de saúde também devem receber duas doses.
Vanessa lembrou que o município segue com a vacinação contra a Covid-19, especialmente voltada para idosos, gestantes e profissionais de saúde.
“Infelizmente, a procura pela vacina da Covid diminuiu, mas ela continua disponível e é essencial para evitar casos graves da doença”, alertou.
O Programa Municipal de Imunização oferece gratuitamente mais de 40 tipos de vacinas, que protegem contra doenças como tétano, hepatite, gripe, coqueluche, meningite, febre amarela e difteria.
“Temos uma das maiores redes de imunização do mundo, com vacinas seguras e eficazes. O que falta, muitas vezes, é a população procurar os serviços de saúde”, completou Vanessa.
A Campanha Nacional de Multivacinação segue até o dia 31 de outubro. Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação e cartão de imunização.
📍 Horários de funcionamento das unidades (segunda a sexta-feira)
- Distritos: 7h às 16h
- Unidades de Saúde da Família (USF): até 16h
- Equipes de Atenção Primária (antigas UBS): até 18h
- Unidades com o programa Saúde na Hora: até 21h
Fonte: Redação com informações da Secom