Metodologia “Caminhos da Pré-Escola” busca qualificar práticas pedagógicas e investir no desenvolvimento integral de crianças de 4 e 5 anos
A cidade de Feira de Santana oficializou, nesta quarta-feira (13), a implantação da metodologia Caminhos da Pré-Escola, durante um seminário realizado no auditório central da Secretaria Municipal de Educação. O evento reuniu coordenadoras e diretoras de escolas municipais e marcou o início de um projeto inovador voltado ao fortalecimento da educação infantil.
Painel e parcerias
Durante o encontro, foi promovido o painel “Caminhos para a Qualidade e Equidade na Educação Infantil: Diretrizes, Lideranças e Práticas Transformadoras”, conduzido por Mighian Danae, que trouxe reflexões sobre práticas inclusivas e experiências voltadas à melhoria da pré-escola.
O projeto é fruto de uma parceria entre a Fundação Bracell, o J-PAL, o Itaú Social, a Secretaria de Educação da Bahia e a Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana. Com duração prevista de quase cinco anos, a iniciativa busca qualificar as práticas pedagógicas, oferecer formações continuadas a professores e desenvolver habilidades matemáticas e socioemocionais nas crianças, sempre com base em evidências científicas e na realidade local.
Expectativas e resultados
O secretário de Educação e vice-prefeito, Pablo Roberto, destacou o caráter inédito da ação no município:
“Ao trazer para Feira de Santana a experiência de instituições reconhecidas nacional e internacionalmente, estamos dando um passo firme para melhorar a educação infantil e, com isso, elevar a qualidade do ensino em toda a cidade.”
O diretor-presidente da Fundação Bracell, Eduardo Queiroz, reforçou a importância da primeira infância:
“Ao investir nas crianças de 4 a 5 anos, com um trabalho estruturado e adaptado à realidade local, estamos ajudando a construir um futuro muito mais promissor para Feira de Santana.”
Segundo Priscila Costa, gerente de Políticas e Pesquisa do J-PAL, os primeiros resultados devem ser divulgados no final de 2026, com possibilidade de expansão do programa em 2027. Já Fernanda Seidel, do Itaú Social, destacou que a formação docente será baseada em jogos e brincadeiras alinhados à BNCC, valorizando o desenvolvimento integral.
Metodologias inovadoras
Entre as práticas previstas está o programa Curiosamente, desenvolvido pelas professoras Nara Andrade (UFJF), Chrissie Carvalho (UFSC) e Elizabeth Spelke (Harvard University). A metodologia utiliza o brincar e os jogos como ferramentas pedagógicas, trabalhando eixos como “o eu, o outro e o nós”, além de formas e cores.
“Brincar é a linguagem da infância. Ao unir universidade, sociedade civil, gestão pública e terceiro setor, criamos práticas inovadoras que fortalecem a educação infantil e o desenvolvimento integral das crianças”, explicou Nara Andrade.
Apoio e futuro
O prefeito José Ronaldo de Carvalho relembrou avanços históricos na educação infantil e incentivou os educadores a perseverarem na missão:
“Vocês estão subindo a escada, ajudem as crianças que ainda estão subindo a se transformar. Vai dar certo com a participação de vocês e de muitos que virão aí.”
Também presente no evento, o assessor especial da Secretaria Estadual de Educação, Manoel Calazans, reforçou o apoio do estado à iniciativa, que tem potencial para se tornar referência nacional em educação infantil.
Fonte: Redação com informações da Secom