Estratégia visa prevenir evasão, apoiar famílias e reforçar direito dos estudantes à educação
Na manhã desta sexta-feira (22), a Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana apresentou uma nova estratégia de acompanhamento da presença dos alunos da rede municipal. O objetivo é prevenir e combater a evasão escolar, entendendo as causas das ausências e criando respostas mais rápidas e eficazes.
O encontro, que reuniu diretores e secretários escolares, serviu para apresentar e validar a metodologia que será aplicada, além de ouvir os profissionais da educação sobre ajustes e necessidades.
Como funcionará o novo modelo
De acordo com Lenio Lins, chefe da Divisão de Informações Educacionais, a proposta amplia o acompanhamento já realizado pelos professores no diário eletrônico, incluindo também a participação direta das secretarias escolares no monitoramento.
“Instituímos um formato complementar de acompanhamento da frequência e aperfeiçoamos o registro e o uso das informações. O momento de hoje também foi importante para escutar os diretores e apresentar o protótipo do sistema que será implementado”, explicou Lins.
O modelo permitirá um retorno mais ágil dos dados à Secretaria de Educação e atenderá às demandas de órgãos de acompanhamento e controle, como o Ministério Público, a Vara da Infância e Juventude, o Ministério da Educação (via Sistema Presença do Bolsa Família) e ainda as Secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde.
A integração também vai possibilitar a identificação de situações específicas que afetam o aprendizado, como dificuldades familiares ou até indícios de surtos de doenças em determinadas regiões, a exemplo de viroses e arboviroses.
Mais do que presença: cuidado com o estudante
O sistema vai além do simples registro de presença ou atraso: ele organizará justificativas de ausência, como atestados médicos, e disciplinará as rotinas de entrada e saída, reforçando a importância da pontualidade. A expectativa é que, em breve, as famílias possam receber informações em tempo real sobre a frequência dos filhos.
Para Lins, o maior beneficiado será o próprio aluno:
“Quando conseguimos acompanhar melhor a frequência, podemos promover ações mais efetivas, entendendo os motivos da baixa presença em determinadas áreas e apoiando as famílias com novas estratégias de atuação”, destacou.
Controle com sensibilidade
O secretário de Educação e vice-prefeito, Pablo Roberto, ressaltou que a medida não tem caráter punitivo, mas sim de cuidado e garantia de direitos.
“Não estamos falando em penalizar a criança que chega atrasada, e sim em organizar e acompanhar. O MEC já prevê que, com três ausências consecutivas, a escola deve acionar a busca ativa. Nosso compromisso é garantir que nenhum estudante fique afastado sem que a escola saiba o motivo. O compromisso da família é manter a criança na escola, e o nosso é assegurar que cada aluno esteja na sala de aula, com seu direito à educação preservado”, afirmou.
Com a nova estratégia, a gestão municipal pretende fortalecer a luta contra a evasão escolar, reforçar a parceria entre escolas e famílias e assegurar que nenhuma criança fique para trás.
Fonte: Redação com informações da Secom