Prefeitura amplia rede de atendimento com reformas, novas construções e modernização de serviços
A Prefeitura de Feira de Santana está executando o maior pacote de obras em saúde do município dos últimos anos, com investimentos que incluem reformas de unidades já existentes e a construção de novos equipamentos estratégicos. O objetivo é ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e oferecer estruturas mais modernas, seguras e acolhedoras.
Com menos de um ano de gestão, a administração municipal já realizou diversas entregas importantes e mantém um amplo cronograma de obras em andamento, consolidando um novo momento para o setor.
Unidades reformadas e novas obras em andamento
Desde o início de 2025, já foram reformadas a Unidade Básica de Saúde (UBS) Oyama Figueiredo, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o Centro de Controle de Zoonoses.
Atualmente, estão em requalificação estrutural:
- 15 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em diferentes bairros;
- Nova central de distribuição e almoxarifado da rede municipal;
- Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Humildes.
Além disso, três novas obras já tiveram ordem de serviço assinada e estão em execução:
- Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD III);
- UBS Porte III do Parque Chauá;
- UBS Porte III do Complexo Urbanístico Jardim Brasil.
Esses novos equipamentos têm como objetivo reforçar a atenção especializada e ampliar a cobertura na atenção primária, atendendo a uma demanda crescente da população.
Novos projetos estratégicos para a saúde
A Secretaria Municipal de Saúde também trabalha na elaboração de projetos para duas obras de grande impacto:
- Nova sede administrativa da pasta, com estrutura moderna e funcional;
- Ampla reforma do Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Coelho Leda (CSE), que passará a oferecer um espaço mais acessível e equipado.
Outro destaque é a aprovação, pelo Ministério da Saúde, do projeto para a construção de uma nova Policlínica Municipal.
O equipamento será referência em especialidades médicas e exames de média e alta complexidade, fortalecendo a rede pública de saúde.
Ainda neste mês, o prefeito José Ronaldo, ao lado do secretário de Saúde, Rodrigo Matos, assinará a ordem de serviço para a construção de uma nova unidade de saúde no bairro Papagaio, ampliando ainda mais o atendimento na região.
Gestão destaca planejamento e compromisso com resultados
Segundo o secretário Rodrigo Matos, o avanço desse pacote de obras reflete planejamento técnico, eficiência na gestão e compromisso com a população, mesmo diante de um cenário financeiro desafiador.
“Sabemos que há muito a ser feito, mas cada passo dado é resultado de uma gestão comprometida com eficiência, responsabilidade e cuidado com as pessoas. Em menos de um ano, conseguimos avançar com o maior pacote de obras dos últimos anos, reforçando nossa missão de transformar a saúde de Feira de Santana”, afirmou Matos.
Atendimento reforçado na cidade e na zona rural
As obras contemplam unidades de saúde tanto na zona urbana quanto na zona rural, garantindo que os serviços cheguem a todas as regiões do município.
Com essas ações, a Prefeitura busca modernizar a rede pública, oferecer atendimento de qualidade e fortalecer a estrutura necessária para reduzir filas e agilizar diagnósticos e tratamentos na cidade.
Fonte: Redação com informações da Secom