A Prefeitura de Feira de Santana e a Caixa Econômica Federal (CEF) deram início, na manhã desta quinta-feira (2), às reuniões técnicas para elaboração do projeto de Parceria Público-Privada (PPP) voltado à implantação de creches e pré-escolas no município. O encontro foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação, com a presença do prefeito José Ronaldo, representantes da CEF, técnicos do governo e órgãos federais.
Educação como prioridade da gestão
Segundo o prefeito José Ronaldo, o projeto representa um avanço nos investimentos em educação e reforça o compromisso da gestão com a qualidade da rede pública.
“Esses projetos vêm em busca de melhorias na educação do município, um sonho e objetivo que temos”, afirmou.
Projeto será concluído em quatro etapas
O contrato, assinado recentemente com a Caixa, prevê um modelo pioneiro de PPP na infraestrutura da educação infantil, com quatro etapas até a conclusão, prevista para o quarto trimestre de 2027. Somente após essa fase será iniciada a construção dos equipamentos públicos.
Parceria com setor privado para serviços não pedagógicos
O representante da Casa Civil, Alexandre Aires, explicou que o modelo de PPP inclui a concessão de serviços de apoio não pedagógicos, como manutenção e gestão de infraestrutura. Os contratos podem ter prazo entre 5 e 35 anos, sendo que o modelo aplicado às escolas costuma durar cerca de 25 anos.
Caixa detalha etapas e prazos
O coordenador de projetos da CEF, Tárcio Majdalane, apresentou as etapas do projeto e os prazos para execução, destacando que a PPP será responsável pela construção, manutenção e operação dos espaços físicos, sem interferência no conteúdo pedagógico.
Presenças no evento
Além do prefeito, participaram da reunião:
- Pablo Roberto, vice-prefeito e secretário de Educação
- Joilton Freitas, secretário de Comunicação
- Sandra Peggy, secretária de Administração
- Luziel Andrade, secretário de Prevenção à Violência
- Carlos Brito, secretário de Planejamento
- Neto Bahia, secretário de Governo
- Neto Braga, secretário de Desenvolvimento Urbano
- João Vianey, superintendente da SOMA
- Técnicos da Prefeitura e da Caixa Econômica Federal
Redação com informações da Secom Feira