Prefeito José Ronaldo assina ordem de serviço para obra que vai ampliar reabilitação e inclusão na rede de saúde
Na manhã deste sábado (27), o prefeito José Ronaldo de Carvalho assinou a ordem de serviço para a construção da primeira Oficina Ortopédica da rede municipal de saúde, em Feira de Santana. O equipamento será instalado no Parque Chuá, na região do Papagaio, e o ato contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, do superintendente da Superintendência de Obras e Manutenção (SOMA), João Vianney, além de vereadores, secretários, lideranças comunitárias e moradores da região.
A unidade terá como função a produção e o ajuste de órteses sob medida, destinadas a pessoas com amputações, deformidades ou sequelas neurológicas e ortopédicas, ampliando o acesso da população à reabilitação e promovendo mais independência, inclusão e qualidade de vida.
Durante o evento, o secretário Rodrigo Matos destacou o impacto social da iniciativa.
“Essa obra representa dignidade, esperança e tudo de positivo na vida de pessoas que foram acometidas por um acidente ou por uma doença que resultou na perda de um membro. Um equipamento como esse devolve funcionalidade, permitindo que a pessoa volte a andar sem precisar de muletas ou outros acessórios. Acessibilidade não pode ser só discurso, precisa se transformar em prática”, afirmou.
O prefeito José Ronaldo também ressaltou o alcance do serviço para a saúde municipal:
“Pouca gente sabe o que significa uma oficina ortopédica. É um serviço de reabilitação que produz e ajusta órteses sob medida, atendendo pessoas com amputações, deformidades ou sequelas. A equipe vai avaliar, prescrever, fabricar, treinar o uso e fazer manutenção. O resultado será mais independência, menos dor e mais inclusão para a população”, destacou.
Moradores da comunidade acompanharam a assinatura da ordem de serviço. A agente de endemias Maria do Carmo Bastos Valente, residente no Parque Chuá há mais de quatro anos, ressaltou a relevância da obra para a região:
“Eu acho muito importante para a comunidade e para a cidade como um todo. Aqui próximo sempre tivemos dificuldades para conseguir alguns atendimentos, e agora vai estar mais perto de nós. Esse equipamento vai fazer a diferença na vida de muita gente”, disse.
Com as obras já autorizadas, a expectativa é que a Oficina Ortopédica Municipal entre em funcionamento em breve, reforçando o compromisso da administração com a saúde e a acessibilidade da população feirense.
Fonte: Redação com informações da Secom