O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), se reuniu neste sábado (20) com o papa Leão XIV, no Vaticano, durante cerimônia que celebrou o Jubileu dos Operadores da Justiça. O evento, realizado na Praça de São Pedro, reuniu juristas e representantes do Direito de diversos países e acontece poucos dias antes da posse de Fachin como presidente da Corte.
Papa fala sobre justiça, dignidade e valores comuns
Durante o discurso, o pontífice citou Santo Agostinho e afirmou que “a justiça se concretiza quando se volta para os outros”. Leão XIV defendeu que a verdadeira igualdade está em garantir oportunidades e dignidade por meio de normas inspiradas em valores universais.
Fachin participa como representante brasileiro
A viagem do ministro foi organizada com apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e os custos foram pagos por ele próprio. Ainda em sua agenda no Vaticano, Fachin participou de uma pregação sobre o papel do operador da Justiça como “instrumento da esperança”, reforçando o compromisso ético e humanista da magistratura.
Posse no STF marcada para 29 de setembro
Edson Fachin será empossado como presidente do STF no próximo dia 29 de setembro, sucedendo Rosa Weber. O ministro Alexandre de Moraes assumirá a vice-presidência da Corte para o biênio 2025-2027.
Redação