O Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira (MAC), em Feira de Santana, sedia até o dia 18 de julho a exposição beneficente “Das Entranhas para as Telas”, realizada pela Associação de Apoio à Pessoa com Câncer (AAPC). A mostra reúne 56 pinturas produzidas por pacientes atendidos na casa de apoio da instituição, além de obras doadas por voluntários. A entrada é gratuita.
Com curadoria da escritora Lélia Vitor Fernandes, a exposição é resultado de oficinas artísticas desenvolvidas com os assistidos da AAPC. Os visitantes podem conferir os trabalhos de terça a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 13h às 17h. O museu está localizado na Rua Professor Geminiano Costa, no centro da cidade.
A renda obtida com a venda das obras será destinada à compra do terreno para construção da nova sede da AAPC.
A coordenadora da associação, Edney Gomes, explicou que o projeto nasceu como uma atividade de acolhimento. “Começou com rabiscos. Aos poucos, os pacientes foram se expressando e as obras foram tomando forma. Quando percebemos a força e sensibilidade daqueles traços, decidimos levar isso ao público”, disse.
Atualmente, a AAPC atende semanalmente cerca de 60 pessoas, oriundas de diversas cidades da região. A instituição, mantida por doações e voluntariado, também distribui até 800 cestas básicas por mês e oferece próteses mamárias, perucas, materiais de curativo, além do empréstimo de cadeiras de rodas e muletas.
A coordenadora do MAC, Georgia Pitombo, destacou a importância da iniciativa. “Mais que um espaço de arte, o museu também é lugar de afeto. Essa mostra solidária revela o quanto a arte pode transformar vidas”, afirmou.
SERVIÇO
📍 Exposição beneficente “Das Entranhas para as Telas”
📅 Até 18 de julho
🕗 Terça a sexta, das 8h às 17h | Sábados, das 13h às 17h
📌 Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira – Rua Professor Geminiano Costa, Centro, Feira de Santana
🎟️ Entrada gratuita
Redação com informações do g1/Feira