Estão abertas, entre os dias 4 e 29 de agosto, as inscrições para expositores interessados em participar da 46ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira). O evento será realizado de 7 a 14 de setembro, no tradicional Parque de Exposição João Martins da Silva.
As inscrições dos animais devem ser feitas exclusivamente pelas associações e núcleos representantes das raças participantes.
Entrada e exposição dos animais
Os animais poderão ingressar no parque de exposições a partir de sexta-feira (5 de setembro), até domingo (7 de setembro), dia oficial da abertura do evento. O horário para entrada dos animais será sempre das 8h às 18h.
Todos os animais e produtos agropecuários terão acesso ao parque somente após autorização da Comissão de Defesa Sanitária Animal (ADAB), conforme definido pelo regulamento oficial publicado nesta quarta-feira (30) no Diário Oficial de Feira de Santana.
Documentos obrigatórios e critérios sanitários
Os expositores deverão apresentar todos os certificados de vacinação exigidos pelas autoridades sanitárias, específicos para cada raça. Além disso, será obrigatória a apresentação da Guia de Trânsito Animal (GTA), documento que permite o controle e rastreabilidade dos animais durante o transporte.
Durante a entrada no parque, todos os animais passarão por uma avaliação clínica realizada por médicos veterinários que estarão de plantão no local.
Estrutura e responsabilidade dos expositores
A Secretaria Executiva do evento fornecerá gratuitamente aos expositores assistência veterinária básica, “cama” para acomodação dos animais e água. Contudo, a alimentação dos animais (feno e/ou volumoso), medicamentos específicos e o manejo durante a feira serão de responsabilidade exclusiva dos expositores.
Regulamento e informações adicionais
Todas as normas detalhadas para participação na Expofeira estão disponíveis na edição do dia 30 de julho do Diário Oficial, no site oficial da Prefeitura de Feira de Santana: www.feiradesantana.ba.gov.br.
Com organização e planejamento rigoroso, a Expofeira busca garantir a segurança sanitária e o bem-estar dos animais, reforçando seu papel como um dos maiores eventos agropecuários da Bahia.
Redação com informações da Secom/PMFS