Jovem também foi detido por envolvimento no esquema; vítimas são, em sua maioria, idosos
Uma ex-funcionária da Casa de Saúde Santana, em Feira de Santana, foi presa na manhã desta quinta-feira (7), suspeita de aplicar golpes financeiros em pacientes da unidade hospitalar. Um jovem de 24 anos, também envolvido no esquema, foi detido.
Segundo a Polícia Civil, a mulher trabalhou por três anos na instituição e, mesmo após ter sido demitida em 2022, continuou utilizando os dados de pacientes para cobrar taxas falsas por procedimentos médicos, se passando por representante do hospital.
De acordo com o delegado João Uzzum, titular da 1ª Delegacia Territorial de Feira de Santana, a investigada usava as informações de agendamentos de cirurgias e entrava em contato com os pacientes, especialmente idosos, sugerindo que o pagamento antecipado de taxas seria necessário para a realização dos procedimentos. As cobranças, no entanto, eram falsas.
“Ela utilizava o acesso que teve enquanto funcionária para enganar os pacientes, muitos dos quais só descobriam o golpe ao procurarem a unidade hospitalar. A partir disso, buscaram apoio policial”, explicou o delegado.
As vítimas foram identificadas em pelo menos três cidades baianas: Feira de Santana, Capela do Alto Alegre e Catu. A Polícia também apurou que o jovem detido cedia contas bancárias para a movimentação dos valores recebidos ilegalmente.
A prisão preventiva foi decretada pela Justiça da Comarca de Capela do Alto Alegre, com mandados de busca, apreensão e bloqueio de contas bancárias dos envolvidos. Ambos foram encaminhados para o Complexo de Delegacias do Jomafa, onde permanecem à disposição da Justiça.
A reportagem tentou contato com a Casa de Saúde Santana, mas até o momento não obteve retorno.
Fonte: Redação com informações G1