Viação Regional e Viação Jauá encerrarão operações no dia 1º de setembro; linhas devem ser repassadas a outras empresas, mas nomes ainda não foram divulgados
Duas importantes empresas de transporte intermunicipal na Bahia, Viação Regional e Viação Jauá, anunciaram neste sábado (2) que irão encerrar suas atividades a partir do dia 1º de setembro. O comunicado foi feito por meio de um perfil conjunto nas redes sociais. O motivo do fechamento não foi informado.
Segundo o anúncio, após o encerramento das operações, as linhas atualmente operadas pelas duas empresas serão repassadas para outras companhias, cujos nomes ainda não foram divulgados. No texto, as empresas agradeceram aos clientes e funcionários que fizeram parte da trajetória das viações.
“Desde já queremos agradecer a todos que fizeram parte da nossa história. Afinal, nada é para sempre, mas pode ser inesquecível, e esperamos que sejamos inesquecíveis para cada um de vocês”, diz o comunicado.
Atuação da Viação Regional
Fundada em 1995, em Salvador, a Viação Regional iniciou suas atividades com o transporte de funcionários das indústrias do Polo Petroquímico de Camaçari, além de operar no setor de turismo. Foi apenas em 1999 que a empresa passou a atuar no transporte intermunicipal e metropolitano, mediante concessões públicas.
Com mais de 300 funcionários e uma frota de 70 ônibus, a Regional atende anualmente cerca de 2 milhões de passageiros. Entre as mais de 100 cidades baianas cobertas pela empresa, destacam-se:
- Feira de Santana
- Camaçari
- Alagoinhas
- Cipó
- Jeremoabo
- Ribeira do Pombal
- Paulo Afonso
- Nova Soure
- Cícero Dantas
- Inhambupe
- Ribeira do Amparo
- Terra Nova
- Teodoro Sampaio
- Olindina
Atuação da Viação Jauá
A Viação Jauá iniciou suas operações em 1997, com foco no transporte de passageiros em linhas intermunicipais e metropolitanas. Sua atuação é mais concentrada no Recôncavo Baiano, conectando cidades importantes da região, como:
- Santo Antônio de Jesus
- Amargosa
- Cruz das Almas
- Conceição do Almeida
- Governador Mangabeira
- Conceição da Feira
- São Gonçalo dos Campos
- Cachoeira
- São Félix
- Maragogipe
- Muritiba
- Santo Amaro
- Varzedo
O fim das atividades das duas empresas gera incerteza quanto à continuidade do serviço de transporte intermunicipal em diversas cidades baianas. Até o momento, nenhum detalhe oficial foi apresentado pelas autoridades estaduais sobre o processo de transição e as empresas que irão assumir as rotas.
Fonte: Redação com informações G1