A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou um requerimento da empresa TIC Bahia Ltda. para obter autorização visando a construção e operação de uma ferrovia de aproximadamente 98 km entre Salvador e Feira de Santana, com prazo de concessão de 99 anos.
O projeto prevê a implantação de um trem expresso, que poderá reduzir o tempo de viagem entre as duas cidades de 71 para 35 minutos, segundo estimativas iniciais. A decisão foi assinada por Alessandro Baumgartner, superintendente de Transporte Ferroviário da ANTT, e marca um novo capítulo na tentativa de modernizar o transporte intermunicipal na Bahia.
Projeto ferroviário aguarda etapas técnicas e manifestações públicas
A proposta agora seguirá para avaliações técnicas e manifestações públicas, antes de qualquer concessão oficial. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Sedur), o estudo de viabilidade previamente encomendado pelo Governo à CCR Metrô Bahia foi descontinuado. Isso significa que a iniciativa seguirá uma nova trilha administrativa, sob o protagonismo da empresa solicitante.
Criada em novembro de 2024 e sediada em Feira de Santana, a TIC Bahia Ltda. tem como atividade principal os serviços de engenharia, de acordo com o cadastro na Receita Federal. A empresa também atua em áreas como desenvolvimento de software sob encomenda e aluguel de equipamentos para escritório.
Trem entre Salvador e Feira pode beneficiar 4 milhões de pessoas
A primeira apresentação pública do esboço do projeto foi feita em junho de 2023 pela secretária da Sedur, Jusmari Oliveira. À época, os estudos de viabilidade deveriam ser concluídos em até oito meses, com a promessa de impacto positivo na mobilidade urbana e regional, beneficiando cerca de 4 milhões de pessoas nos dois principais centros urbanos do estado.
A iniciativa reforça o crescente interesse em projetos ferroviários sustentáveis como alternativa ao transporte rodoviário, especialmente em corredores estratégicos de alto fluxo populacional como o eixo Salvador–Feira de Santana.
Redação com informações Metro1