Pessoas com mais de 60 anos terão um canal de atendimento exclusivo para emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) neste sábado (8). A iniciativa faz parte do lançamento do projeto Cidadão 60+, promovido pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), que oferecerá atendimento prioritário aos idosos durante todo o turno da manhã em Salvador e no interior da Bahia.
A ação busca garantir um atendimento especializado e acolhedor, em cumprimento ao que estabelece o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003).
Canais de Agendamento e Atendimento
Na capital e Região Metropolitana, o agendamento para emissão da CIN para o público 60+ deve ser realizado pelo call center do SAC, nos números:
- (71) 4020-5353 (para ligações de celular)
- 0800 071 5353 (para telefones fixos)
Já nas unidades do SAC Móvel, que estarão nos municípios de Santa Luzia e Santa Maria da Vitória, o atendimento será feito por ordem de chegada.
O projeto Cidadão 60+, que será realizado um sábado por mês, abrange um total de 49 municípios da Bahia, com 15 postos de atendimento na capital e Região Metropolitana, 20 unidades fixas no interior e 27 pontos SAC.
Detalhes da Nova CIN
A primeira via da Carteira de Identidade Nacional é gratuita e adota o CPF como número único de identificação. Para a emissão, o cidadão deve apresentar a certidão original (de nascimento ou casamento) e, caso esta esteja plastificada, também uma cópia.
O novo modelo da CIN é moderno e inclusivo:
- Permite incluir informações como condições de saúde, tipo sanguíneo, fator RH e opção por doação de órgãos.
- Possui versão digital, disponível no aplicativo Gov.br três dias após a impressão do documento físico.
- Conta com um QR Code para verificação de autenticidade e segurança.
O prazo de validade da CIN varia de acordo com a idade do titular, sendo indeterminado para aqueles com mais de 60 anos.
Redação











