Investimento de mais de R$ 68 milhões beneficiará cerca de 24 mil moradores com coleta e tratamento de esgoto na sede do município
A Embasa iniciou as obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário em Riachão do Jacuípe. Os trabalhos começaram na segunda quinzena de outubro pelo bairro Guarapuava, onde as equipes já realizam escavações para o assentamento das tubulações da rede coletora de esgoto. Também serão contemplados os bairros Ranchinho, Bela Vista, Centro, Loteamento Mandacaru, Jardim Riachuelo, Loteamento Alto Alegre e Barra, entre outros.
Com investimento superior a R$ 68 milhões, a obra é financiada com recursos próprios da Embasa e do Governo Federal, por meio do programa FGTS/Selesan. O projeto prevê a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) com capacidade para tratar 55 litros por segundo, além da implantação de mais de 90 km de redes coletoras, 6 mil ramais prediais e 4 estações elevatórias responsáveis por bombear o esgoto coletado até a estação de tratamento.
O novo sistema vai beneficiar aproximadamente 24 mil moradores da sede municipal, que passarão a contar com a coleta e o tratamento adequado dos esgotos domiciliares. Segundo a Embasa, a iniciativa representa um importante avanço para a saúde pública e a qualidade de vida da população.
“Toda obra deste porte, que envolve escavações e movimentação de maquinário pesado, acaba gerando transtornos temporários para a população. Mas os moradores de Riachão do Jacuípe devem ter em mente os benefícios que virão com o esgotamento sanitário — um ambiente mais saudável, saneado e livre de doenças de veiculação hídrica”, explicou Mário Sérgio May, gestor da obra pela Gerência de Expansão Norte I da Embasa.
Quando concluído, o sistema de esgotamento sanitário de Riachão do Jacuípe contribuirá para a preservação ambiental e para o desenvolvimento sustentável da região, ampliando o acesso da população a um dos serviços de saneamento básico mais essenciais.
Fonte: Unidade de Comunicação Empresarial – PCE / Regional de Feira de Santana
 
                                 
			






 
							 
							


