O crescimento do número de evangélicos em Salvador, apontado pelo Censo do IBGE, já influencia diretamente os hábitos culturais da capital baiana. Na terra do axé music e do pagodão, o estilo mais ouvido atualmente é o gospel.
A informação é da pesquisa Cultura nas Capitais, divulgada em abril deste ano. Segundo o levantamento, o gospel é o gênero musical preferido de 28% dos moradores de Salvador. Em segundo lugar aparece a Música Popular Brasileira (MPB), com 24%, seguida de um empate entre sertanejo e pagode, ambos com 19% da preferência.
Ritmos tradicionalmente associados à identidade da cidade, como o axé e o samba-reggae, sequer aparecem entre os mais citados na pesquisa.
O estudo foi realizado pelo DataSenado em parceria com o Ministério da Cultura, com base em 600 entrevistas feitas em 2024.
Redação com informações do g1/Bahia